Fornecer informações vitais às pessoas que mais precisam tem sido uma das tarefas mais desafiadoras, assim como, promover comportamentos saudáveis e prevenir doenças em uma sociedade também. Embora funcionários da saúde pública e assistentes sociais tenham usado a estratégia de líderes de grupos para disseminar informações sobre ISTs e outros, tudo têm fornecido resultados mistos. Em tal situação, o que você acha que pode funcionar?
Escolher líderes de grupos adequados que terão o potencial de causar um impacto substancial em suas divisões! E, como isso acontece? Por meio de uma ferramenta de IA que usa um algoritmo baseado em maximização de influência. Isso significa que, se você é um “influenciador da saúde”, certamente estará compartilhando informações cruciais ao falar com seu grupo. Afinal, quem quer que suas comunidades sejam afetadas com infecções contagiosas de ISTs, como HIV, Sífilis e Gonorréia? Sendo assim, vamos ler sobre esta ferramenta de IA que identifica os membros de comunidades e os capacita sobre as ISTs.
Alcance a diferentes redes sociais
A maioria dos programas de conscientização da saúde pública não funciona entre os grupos vulneráveis. Você já se perguntou por quê? A maioria dos programas de promoção da saúde geralmente seleciona educadores de grupos com base em sua influência e popularidade reconhecida. Esses indivíduos escolhidos tendem a não divulgar informações vitais, pois permanecem estáticos dentro de seu grupo social. No entanto, a ferramenta de IA funciona de forma singular. Este algoritmo identifica aqueles indivíduos “populares” que podem promover informações sobre a prevenção do HIV não apenas para o seu grupo, mas que também tenha conexões com outros grupos.
Heróis dos jovens desabrigados
Jovens desabrigados têm uma probabilidade mais significativa de testar para infecções como o HIV, já aqueles com habitação estável não correm tais riscos. Desta forma, o algoritmo de IA identificou os líderes de grupos dentro das comunidades de desabrigados. Para uma mudança completa de comportamento, as informações precisam ser propagadas pelos mesmos grupos que se envolvem em práticas sexuais com membros da comunidade. Muitos jovens participam, em pequenos grupos, das palestras educativas sobre ISTs e HIV organizadas pelos assistentes sociais, onde as informações sobre o comportamento sexual dos jovens podem ser coletadas. Com base nessas informações, a ferramenta de IA pode identificar os novos jovens que completariam o próximo ciclo de treinamento.
Um centro de acolhimento eficaz
Centros de acolhimento têm sido formados para jovens desabrigados, nos quais eles podem conseguir testes móveis de HIV, gerenciamento de casos, roupas e alimentos. Você acreditaria se fosse dito que as equipes recrutaram mais de 700 participantes em 3 centros diferentes? Logo após, os pesquisadores mapearam as redes sociais dos participantes. Por fim, eles puderam localizar líderes com vários conjuntos de conexões em diversos grupos da rede. Os líderes escolhidos agora estão sendo treinados em tudo, desde autocuidado à prevenção do HIV, saúde sexual, comunicação e habilidades de liderança. Isso não parece incrível? Esses líderes também estão fazendo a sua parte. Eles estão promovendo o teste de HIV regularmente, além de enfatizar o uso de preservativos por meio da interação com a comunidade, tudo nos centros de acolhimento.
O conceito de “influenciador” está realmente funcionando
Na era das mídias sociais, você sabe o que significa o termo “influenciador”, né? Você está imaginando alguém com muitos seguidores em portais de mídia social? Aquele que pode trabalhar com várias marcas para impulsionar as vendas de produtos? Bem, mais ou menos isso mesmo. O líder de grupo, depois de participar das ações, irá divulgar as mensagens mais rapidamente. Eles irão divulgá-la não apenas dentro de seu círculo social, mas também entre as comunidades.
Abordar outros desafios além da prevenção do HIV
Os pesquisadores que exploram a ferramenta de IA esperam abordar também outros desafios da saúde pública, além das ISTs. Por exemplo, em áreas onde os posicionamentos contra a vacinação estão ganhando força, esses poucos indivíduos-chave farão o trabalho. Preparar os líderes de grupos com informações precisas e fáceis de assimilar sobre a vacinação pode ajudar a salvar vidas
. Você enxerga como a maximização da influência está fazendo maravilhas em diferentes áreas da saúde pública? Dias melhores, com certeza, virão!
O bem social é a necessidade mais urgente
O uso da IA para aprimorar as intervenções de saúde nas redes sociais ajudou imensamente a propagar informações sobre ISTs nas comunidades. Os líderes de grupos estão aprendendo sobre soluções de abuso de substâncias e nutrição e ajudando pessoas vulneráveis. Esperamos que este projeto em escala chegue em nossa região, forneça lições gerais para as pessoas e ajude a promover uma mudança na sociedade.