Um acidente vascular cerebral é uma interrupção repentina no fluxo sanguíneo para uma área do cérebro e pode levar a lesões neurológicas significativas. Uma obstrução ou ruptura geralmente causa derrames em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro. Um dos sintomas mais comuns depois de um derrame é a perda de memória, que é um sinal de que você está sofrendo do que é chamado de demência pós-AVC. A perda de memória após um derrame não é inevitável, e nenhum medicamento é conhecido por ajudar a reverter isso. Prescrições específicas podem piorar a memória, de acordo com a American Stroke Association (ASA). No entanto, onde os medicamentos não ajudarem, você pode progredir com exercícios, tratamento e reabilitação para melhorar a memória após um AVC.
Além disso, há passos que você pode seguir para ter sua memória de volta! Elaboramos abaixo uma lista com algumas dicas úteis para ajudar você ou alguém que conheça a superar essa situação.
Estimule seu cérebro
O cérebro humano é algo fantástico, mas quando se trata de perda de memória após um derrame, ele precisa de toda a ajuda possível. Usamos esta página que você está lendo agora, usando nossos dedos e tocando cada letra de uma palavra ou frase na tela com um dedo, o que chamamos de “fusão”. A fusão das letras com os nossos dedos estimula o cérebro e ajuda a melhorar a memória.
Deixe lembretes para você
Os derrames geralmente deixam as pessoas incapazes de lembrar o que vinham fazendo, como usar objetos e fazer tarefas do cotidiano como cozinhar ou dirigir. A boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para se ajudar. Uma maneira de lembrar se você tem uma consulta médica agendada para amanhã de manhã é colocar o despertador, o relógio, o frasco de remédios ou o celular ao lado da cama.
Trabalhe com um especialista em guardar seus segredos
Manter um diário pode ajudar a melhorar a memória após um AVC. Você precisará anotar o que fez no dia e quaisquer pensamentos, sentimentos ou eventos que aconteceram durante este dia, para que não fujam de sua mente à noite, quando for para a cama. Também é vital que as pessoas com demência pós-AVC escrevam seus pensamentos e enfatizem o que aconteceu durante o dia.
Se organize
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é se organizar, tanto em casa quanto no trabalho. Para começar com sua casa ou apartamento, use post-its de cores vivas para rotular itens nas prateleiras, como enlatados ou potes e panelas, para que fiquem mais acessíveis quando você precisar usá-los. Quando estiver no trabalho, use etiquetas em suas gavetas e prateleiras para ajudar a organizar os itens.
Você será capaz de se locomover mais rapidamente em um espaço organizado porque exigirá menos raciocínio do cérebro do que tentar encontrar o que precisa em uma área desorganizada por toda parte.
Permaneça ativo
Outra coisa que é importante fazer para melhorar a memória após um AVC e ajudar com os sintomas de demência pós-AVC é permanecer ativo. Você não apenas será capaz de se concentrar melhor, mas também terá mais energia, o que pode aliviar parte do estresse causado por uma lesão cerebral. Quando estiver com vontade, experimente alguns exercícios simples, como caminhar ao redor da quadra ou fazer alguns alongamentos.
Crie dispositivos mnemônicos
O cérebro é uma coisa milagrosa e pode se curar. Mesmo após uma lesão significativa, seu cérebro pode reaprender habilidades perdidas ou recuperar dons que já teve. Isso pode levar mais tempo do que você deseja e haverá alguns contratempos, mas siga firme! Um dispositivo mnemônico é uma maneira fácil de lembrar algo difícil porque incorpora algumas imagens, som, associação de palavras e repetição.
Resumindo
Obstruções ou rupturas podem causar derrames em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro, sendo a perda de memória um sintoma comum, que pode levar à demência pós-AVC. A lesão cerebral após um derrame não é inevitável, e ainda nenhum medicamento demonstrou ajudar na perda de memória após um AVC. De acordo com a American Stroke Association (ASA), prescrições específicas podem piorar a memória, no entanto, a recuperação de acidentes vasculares cerebrais é possível com a ajuda dos passos mencionados acima. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado um pouco a saber mais sobre como recuperar a memória depois de um AVC. Desejamos melhoras!