Ciência & Tecnologia

O uniforme antichama dos soldados realmente protege?

uniforme antichama

Recentemente, uma empresa decidiu testar o uniforme antichama usado por soldados para descobrir se o equipamento pode realmente ajudar a proteger as pessoas de chamas intensas. Já que sempre ouvimos falar de equipamentos de soldados com capacidade de ser resistentes ao fogo, a empresa queria observar se isso poderia acontecer. Por isso, eles submeteram o traje a um teste de incêndio para definir os resultados.

A empresa usou um manequim conhecido como Pyroman, uma peça do Textile Protection and Comfort Center da Universidade Estadual da Carolina do Norte. O Pyroman foi vestido com o traje de soldado e incendiado para ver o quão bem ele poderia resistir ao fogo. Após alguns minutos de queima, quando o fogo foi apagado, um vídeo da Massif mostrou que o uniforme fumegou e carbonizou, mas não estava pegando fogo.

Porém, com roupas comuns, é de se esperar que ocorresse completamente o oposto. Com certeza, se o material fosse algodão ou qualquer outro tecido, o traje já teria queimado, derretido e pingado. É por isso que o equipamento usado pelos soldados pode ajudar a manter as pessoas protegidas. Tal recurso não pode ser possível em qualquer outro tecido.

O tecido comum pode sustentar a resistência a chamas?

O algodão é extremamente ruim porque mesmo com uma pequena gota de suor, ele pode facilmente absorver a umidade. Com esse potencial de absorção de umidade, o algodão pode ser altamente inseguro para as pessoas, já que, apenas com um pouco de suor, ele pode causar condições como hipotermia. Assim, é evidente que este seria o último recurso para pessoas que precisam se salvar de intensas chamas.

A maioria das pessoas diz que roupas sintéticas são melhores para usar ao ar livre. Já que as peças feitas a partir desse material não absorvem muito a umidade e o suor, elas serão capazes de nos manter mais seguros. Mas e a resistência ao fogo e ao calor? Mesmo roupas sintéticas podem não proteger as pessoas desses fatores. As roupas sintéticas geralmente liberam muito odor, mesmo depois de você ter passado apenas 10 minutos na academia. É por isso que a maioria dos militares não conta com esse material, assim como o algodão.

Roupas feitas de poliéster e náilon também podem queimar rapidamente. Portanto, qualquer pessoa do departamento militar que use isso, mesmo com o uniforme, pode não conseguir se proteger, pois esses dois materiais, com as chamas, têm consequências diferentes. Jamais podem ser usados juntos. A lã até poderia ser um material adequado, porém é inflamável.

Especialistas sugerem o motivo que o tecido comum pode não sustentar a resistência a chamas

Algumas pessoas sugerem que o sintético pode ser usado sob camisas de uniforme, o que a senadora Tammy Duckworth prova o contrário. Ela escreve em suas memórias:

“O nylon derrete no ferimento, como descobrimos quando os meninos começaram a ser atingidos por dispositivos explosivos improvisados (IEDs) enquanto usavam camisetas sintéticas da Under Armour em vez das padrões de algodão marrom sob seus uniformes de batalha.”

Steve Stacy, diretor de têxteis e tecnologia da Massif (uma empresa que cria tecidos resistentes a chamas), também diz: “O santo graal do mundo ao ar livre são os nylons e os poliésteres. Porém, se você observar a composição química deles, são inflamáveis – tudo nesses materiais ao queimar derrete e pinga.”

Pessoas do departamento militar estão constantemente lidando com fogo por algum motivo ou outro, ou se encontram indo para a guerra em áreas com bombardeios regulares ou acidentes. É por isso que eles devem se proteger usando a peça de roupa certa. Como esses materiais não são resistentes a chamas, eles também podem não ser seguros.

O uniforme antichama usado pelos soldados não é algo que pode ajudá-lo a sobreviver mesmo durante o incêndio de um edifício, já que ele é útil em suportar chamas repentinas. Porém, o traje pode ser extremamente útil para os soldados que lidam com essas situações arriscadas todos os dias e, por conta disso, esses equipamentos são muito procurados. No entanto, pode acontecer de você não contar com este traje durante chamas intensas, se quiser ficar no local por muito tempo. Lembre-se, ele é para ajudá-lo a aguentar por um segundo e se salvar.

Concluindo

Trajes resistentes a chamas, como os usados por soldados, são úteis de várias maneiras para eles. É por isso que a maioria dos soldados expostos a situações intensas envolvendo fogo se vestem de acordo para se proteger.

No experimento acima, o manequim Pyroman ajudou muito a descobrir se os equipamentos usados por soldados, o uniforme antichama, poderiam ajudar a proteger de verdade. De fato, ajudam sim!