Mundo Natural

O inseto comedor de pássaros

pássaros

Muitos insetos se alimentam de outros animais, inclusive outros insetos. Porém, o mais assustador de todos é o inseto que come pássaros. Pode até parecer exagero dizer isso sobre uma criatura minúscula com apenas seis perninhas, duas antenas e um corpo com três segmentos. Porém, se você olhar de perto por meio de um microscópio ou através de binóculos, poderá descobrir que, afinal, esse bichinho não é tão inofensivo assim.

Quando as pessoas ouvem a palavra “inseto”, geralmente imaginam criaturas pequenas e inofensivas que se afastam facilmente. O pseudacteon curvatus, apesar de pequeno, não é assim. É de fato um inseto comedor de pássaros que vai te deixar um tanto quanto assustado. Ele tem uma cabeça grande e um longo par de pernas que podem acabar com outros insetos ou matá-los com um veneno paralisante.

Quando o enorme grupo de aves migratórias retorna na primavera, elas se deliciam com a imigração maciça de insetos e outros animais de sangue frio.

Essa criatura que come pássaros é um inseto que também come outros insetos menores, incluindo moscas e mosquitos. Ele foi encontrado acidentalmente pela primeira vez em uma floresta tropical na Tailândia perto da fronteira com Mianmar por pesquisadores da Monash University em Melbourne, Austrália. Os cientistas que o descobriram estavam procurando por novos grilos quando se depararam com esta cena surpreendente: um inseto, não maior do que um grão de arroz, com uma cabeça grande e um longo par de pernas que usava para capturar outros insetos.

Um estudo sobre o inseto comedor de pássaros foi publicado no PLOS One (uma revista científica revisada por pares) porque os pesquisadores não acreditaram no tamanho dessa criatura. Quando o encontraram pela primeira vez, pensaram que era apenas um insetinho bebê.

Tudo sobre o Pseudacteon Curvatus

O pseudacteon curvatus é um inseto invasivo que se espalhou pelos Estados Unidos, se tornando um problema quando encontra algo para se alimentar e se reproduzir. Embora não precisem de árvores, esses insetos geralmente encontram seu caminho para elas por causa da proximidade de suas muitas raízes com as plantas. Frequentemente esses insetos são encontrados em jardins e parques, tornando difícil conter o problema.

O pseudacteon curvatus é um tipo de vespa que põe ovos dentro das fendas nas cascas de árvores. Depois de eclodir, ele mastiga o sistema vascular da árvore até chegar à água ou ao alburno (parte periférica do tronco), onde se alimenta e põe mais ovos antes de morrer. Este processo, em algum momento, acabará por matar as árvores usadas por eles caso não haja algum controle.

O inseto comedor de pássaros possui uma boca comprida em forma de agulha que pode injetar rapidamente em um inseto presa um veneno paralisante. Em seguida, ele suga todos os fluidos do corpo de sua vítima, que murcha e se transforma em uma casca seca em apenas uma ou duas horas. O curioso é que o pseudacteon curvatus é um novo tipo de inseto que nunca havia sido visto na natureza antes.

Mesmo sendo nativo da região perto da Tailândia e Mianmar, esse inseto ainda foi encontrado recentemente em outros continentes, como África, América do Norte e Europa (observações confirmadas), podendo ser encontrado tanto em florestas quanto em fazendas.

Mas como esse inseto ataca os passarinhos?

A maneira que ele caça suas presas é interessante. O Pseudacteon Curvatus, ou como é mais conhecido em inglês “tachinid fly” (tipo “mosca taquinídea”), põe seus ovos em um ninho de pássaros, geralmente em perigo, que foge de predadores como falcões e outros animais que procuram sua próxima refeição. Quando esses ovos eclodem e se transformam em larvas, eles aproveitam a oportunidade para se prender ao corpo da ave, onde liberam toxinas que podem deixá-la doente e até mesmo matá-la, ao mesmo tempo em que vão comendo parte do interior do animal.

Pensando bem, este bicho pode muito bem ser um dos seus piores pesadelos se você for um pequeno pássaro canoro tentando sobreviver com todos os tipos de inimigos naturais que existem por aí.

Conclusão

Hoje você pôde conhecer um pouco sobre um novo tipo de inseto nunca antes visto na natureza, porém já encontrado em fazendas e regiões de floresta tropical perto da Tailândia. O pseudacteon curvatus é conhecido por ser uma das espécies mais invasoras e muito mais nocivas para a fauna local, principalmente as aves, pois podem matá-las facilmente colocando em seus corpos um veneno que pode paralisá-las. Não é à toa que é chamado de o comedor de pássaros!