Aleatórios

Você costuma ficar com raiva? Veja 8 fatos interessantes sobre a raiva que irão lhe surpreender

ficar com raiva

Quantas pessoas tendem a ficar com raiva em um único dia? Seja uma questão pequena ou grande, a raiva é uma das reações mais instintivas que expressamos aos outros quando algo não sai como planejado. Mas essa reação é boa? Ficar com raiva ajuda a resolver problemas? Alguns dizem que sim. Vamos descobrir tudo isso juntos! Continue com a leitura e conheça alguns fatos sobre a raiva.

1. É mais fácil ficar com raiva do que magoado

Muitas vezes você irá notar que a raiva é apenas a emoção superficial. Mas quando observar mais de perto, irá perceber que ela magoa. Em vez de sentir raiva, concentre-se no motivo pelo qual isso está chateando você. Tente se concentrar nas diferentes maneiras pelas quais você pode diminuir a raiva e tirar fora a mágoa também. Isso vai te ajudar.

2. Perfeccionistas acabam com raiva

A maioria dos perfeccionistas tende a sempre sentir raiva dentro deles. Eles continuam sentindo que nada é perfeito, e essa necessidade constante de aperfeiçoar tudo os faz sentir raiva o tempo todo. Mas é possível controlar e aperfeiçoar tudo na vida? Em vez de levar a vida tão a sério, devemos deixá-la fluir às vezes. Aprenda a aceitar as coisas como elas são. Muitas vezes a sensação é libertadora.

3. A autovalorização pode gerar raiva

Quando nos concentramos demais na palavra “eu”, isso cria uma sensação de expectativa dentro de nós. Frequentemente você irá notar que a expectativa só aumenta. É por isso que muita autovalorização pode ser prejudicial a nós mesmos, pois excede nossa raiva. Então, aprenda a reduzir isso mantendo a menor das expectativas. Tente entender as situações de outras pessoas também, e a melhor maneira de fazer isso é começar a “ver além do seu próprio umbigo”.

4. A raiva resulta em separação

Expressar essa emoção pode ser uma excelente maneira de se acalmar, mas nunca é um meio fácil de se relacionar melhor. Isso só faz as pessoas se afastarem umas das outras. Quando estamos zangados com nossos entes queridos, essa situação pode criar constantes abismos entre nós, amenizando a distância e ensinando-nos a viver uma vida sem o outro. Isso pode até resultar em separação após uma certa altura do campeonato. Então, ao invés de sentir raiva dos outros, tente usar o poder da comunicação e endireitar o relacionamento.

5. A raiva chama atenção

Muitas pessoas também usam essa emoção como meio de chamar a atenção de seus parceiros e entes queridos. Eles expressam sua raiva de diversas maneiras para serem notados por algo anormal e receberem a atenção que desejam buscar. Embora isso possa funcionar por um período de tempo suficiente, nunca é uma maneira saudável de lidar com problemas. É por isso que nos concentramos consistentemente em reduzir o desejo de sentir raiva e resolver os problemas de forma racional.

6. Ela arma uma emboscada

Quando você está com raiva, está focado no problema. Mas quando olha além dessa emoção, presta atenção no problema e, é aí, o momento que você pode encontrar uma solução. Por exemplo, se seu cônjuge te traiu e você está com raiva por um dado momento, isso pode ajudar. Mas se você continuar com raiva, isso pode impedi-lo de tomar a decisão certa, servindo como uma barreira eficaz à comunicação e ao raciocínio lógico.

7. A raiva possui um forte componente físico

Se você usar um microscópio cada vez que estiver com raiva, irá notar que seu corpo “pega fogo”, sua frequência cardíaca aumenta e você também começa a suar muito. Em muitos casos, as pessoas também apresentam sinais de punhos cerrados e contração muscular, propriamente dito, a raiva em mente também pode ter efeitos adversos em seu corpo. É por isso que é melhor se abster de tais emoções e se concentrar naquelas que o ajudam a manter a calma.

8. Ela nunca é a solução

Às vezes, quando você está realmente magoado, parece certo sentir raiva. Você pode achar que estar com raiva pode ajudá-lo a encontrar soluções para todos os seus problemas, mas isso não vai te levar muito longe. No final das contas, o certo é que você seja paciente e tome a decisão correta envolvendo o raciocínio lógico. E agora, sabemos que raciocínio lógico e raiva não andam juntas.

Se você também sofre de problemas constantes de raiva, esperamos que este artigo o tenha ajudado. Se concentre nos conselhos dados acima para melhorar suas emoções e ficar calmo.

Conheça também algumas dicas para acalmar seu temperamento no artigo 8 Dicas para Controlar o Seu Temperamento. Clique aqui e boa leitura!