Mundo Natural

Todos os dinossauros viveram juntos?

dinossauros

A era dos dinossauros incluiu três períodos geológicos – o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo. Isso significa que diferentes espécies de dinossauros viveram em cada um desses períodos de tempo. O estegossauro, um dinossauro jurássico, foi extinto 80 milhões de anos antes do aparecimento do tiranossauro, que era um dinossauro do Cretáceo. Na verdade, o tempo que separa um dinossauro do Jurássico e um dinossauro do Cretáceo é mais do que o tempo que separa um dinossauro do Cretáceo e os humanos. Quando o período Triássico começou, todos os dinossauros viviam em um supercontinente conhecido como “Pangeia“. À medida que o continente se separou, os dinossauros se espalharam e começaram a prosperar em continentes separados. Como resultado, novos tipos e espécies de dinossauros evoluíram em cada região geográfica.

Em que época os dinossauros viveram?

De acordo com evidências científicas, os dinossauros (sem incluir as aves) viveram entre 245 e 66 milhões de anos atrás. Foi uma época conhecida como a era “Mesozoica”. Isso foi milhões de anos antes do Homo Sapiens, os primeiros humanos modernos aparecerem. Como dito anteriormente, a era Mesozoica foi dividida em três períodos de tempo – o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo:

dinossauros
Celófise  (Coelophysis)

O Período Triássico

Esse período existiu cerca de 252 a 201 milhões de anos atrás. Naquela época, todos os continentes faziam parte de uma única terra chamada Pangeia. Entende-se então, que as diferenças entre plantas e animais encontrados em diferentes regiões do continente foram pequenas. Ao contrário de hoje, não havia calotas polares e grande parte da terra estava coberta de grandes desertos secos. O clima normalmente era quente e foi nesse ambiente que os dinossauros evoluíram e prosperaram. Os dinossauros são répteis, e os répteis são conhecidos por prosperar em climas quentes, pois sua pele é relativamente menos porosa em comparação com a pele dos mamíferos. Como resultado, os répteis perdem menos água em condições quentes e seus rins também são bons em economizar água. Uma das espécies de dinossauros mais populares que viveu no final do período Triássico foi a Celófise. Uma série de erupções vulcânicas graves e terremotos fizeram com que o continente se partisse em dois. Assim que o Oceano Atlântico foi formado.

dinossauros
Saurópodes (Sauropoda)

O Período Jurássico

O Período Jurássico existiu cerca de 201 a 145 milhões de anos atrás. No final do Período Triássico, houve muita extinção em massa, os dinossauros sobreviveram, mas muitos outros grandes animais terrestres morreram. Isso deu aos répteis a oportunidade de evoluir, aumentar em número e se transformar em uma ampla variedade de formas. Esse período testemunhou o crescimento de uma vegetação exuberante, fornecendo muitas fontes de alimento para os herbívoros. Como a Pangeia se dividiu em duas terras separadas, foi criado Gondwana no sul e Laurásia no norte. Enquanto a separação acontecia, evidências mostram que havia algumas conexões terrestres entre Gondwana e Laurásia.

No entanto, os dois continentes se tornaram distintos mais a frente no período. Por causa do crescimento da vegetação, a temperatura caiu muito, porém, ainda era mais quente em comparação com hoje por conta das quantidades significativas de dióxido de carbono retidas na atmosfera. A ocorrência de chuvas aumentou, graças aos grandes mares que surgiram entre os dois continentes. Isso resultou em plantas como cavalinhas e samambaias crescendo em áreas enormes. O interessante é que essa vegetação se tornou os combustíveis fósseis que mineramos hoje em dia. O Período Jurássico vivenciou o domínio de grandes dinossauros saurópodes.

Tiranossauro (T-Rex) é um dos muitos dinossauros que apareceram no período Cretáceo

O Período Cretáceo

Já esse período existiu cerca de 145 a 66 milhões de anos atrás, período este em que a terra se dividiu e se separou em outros continentes que identificamos hoje em dia. Isso deu aos dinossauros a oportunidade de evoluir de forma mais independente em diferentes partes do mundo sob diferentes condições climáticas e se tornarem mais diversos.

O Período Cretáceo foi uma época que viu o desenvolvimento de outros grupos de animais. Para começar, as primeiras cobras evoluíram durante esse período, incluindo algumas plantas com flores. Além disso, as abelhas evoluíram, o que fez com que ajudassem na polinização e disseminação dessas plantas. Os grupos de mamíferos incluíam predadores de pequenos dinossauros, habitantes do subsolo e escaladores de árvores. Não apenas a terra, mas o oceano também passou por algumas mudanças drásticas, seus níveis oscilavam repetidamente durante esta época. Como resultado, houve a formação de muitos mares que por consequência separaram partes das terras e continentes que conhecemos hoje. A Europa, por exemplo, era formada por muitas ilhas pequenas.

Com a leitura desse artigo, agora você sabe que nem todos os dinossauros viveram juntos e em uma só época!