As naves espaciais capazes de transportar humanos para Marte estão sendo desenvolvidas atualmente, mas e quanto à nossa acomodação quando chegarmos lá? Muitas pessoas andam falando sobre habitar o planeta vermelho. Elon Musk acha que milhões de terráqueos poderiam viver em Marte em 2060, com tudo, desde cidades, cervejarias e fábricas, mas só quando as coisas saírem conforme o planejado. Os cientistas dizem que os humanos, com certeza, viverão em Marte num futuro próximo, e o primeiro grupo de humanos a ir provavelmente já está vivendo entre nós. No entanto, antes de pensarmos em viver no planeta vermelho, teremos que lidar com uma infinidade de maneiras pelas quais Marte pode matar uma pessoa. É claro que você não pode simplesmente viver em Marte com seu equipamento básico de acampamento, né. Para começar, você morrerá por envenenamento radioativo, mas antes disso, você vai congelar até a morte. Eita! Bateu a curiosidade? Então vamos lá!
Existe vida em Marte?
Viver em outro planeta é uma ideia que intrigou milhões de pessoas durante séculos. E até onde sabemos, a Terra é o único lugar que pode sustentar a vida. Desde que o homem pousou na lua, ampliamos nossos horizontes e entendemos que nada é impossível.
Marte apareceu há cerca de 3,5 bilhões de anos. Com as informações fornecidas de vários rovers, sondas e orbitadores, é evidente que o planeta vermelho certamente teve um passado molhado onde a água fluiu na superfície por mais de um bilhão de anos, tanto que hoje, vemos acontecimentos glaciais antigos e leitos de rios secos na superfície marciana. Encontramos minúsculas esferas de hematita e provas abundantes de rochas sedimentares, que são ambos resultados de ambientes aquosos. Isso é algo que sabemos que acontece na Terra, não é mesmo? Além disso, encontramos águas superficiais congeladas, neve sólida subsuperficial e gelo no planeta vermelho em tempo real.
Todos os componentes básicos necessários para a sobrevivência na Terra eram abundantes no início de Marte também, incluindo água líquida em sua superfície e uma atmosfera densa. Embora Marte tenha perdido tudo isso, ele está repleto de vida hoje em dia.
Existem várias provas e explicações que mostram que o passado, o presente ou até mesmo a vida futura pode ser uma possibilidade. Mas, podemos viver em Marte?
Qual é a realidade de realmente viver em Marte?
Você não pode simplesmente montar uma barraca e viver sua vida em Marte. Não é tão fácil! Mas os cientistas têm pensado e pesquisado muito sobre como alguém pode viver em um planeta relativamente inóspito. As ideias e os conceitos variam de base subterrânea a grandes cidades-bolha. Um dos mais recentes conceitos da NASA inclui casas feitas de fungos.
Embora o planeta vermelho seja uma opção preferível em comparação com as opções mais próximas, como a lua e Vênus, Marte ainda tem um ambiente mortal. Só para começar, você irá congelar até a morte se não estiver preparado. E não é só isso! Para sobreviver em Marte, precisamos desenvolver maneiras de extrair oxigênio e água também.
No entanto, de acordo com os pesquisadores, existe uma solução pronta para os humanos viverem em Marte: apenas fique na nave! Isso é viável a partir do momento em que as pessoas chegarem ao planeta pela primeira vez.
Ou seja, as pessoas inicialmente irão ter que viver nas naves espaciais enquanto constroem qualquer solução de acampamento humano que tenham em mente para uma vida definitiva. De acordo com algumas informações, foi confirmado que as primeiras pessoas a chegarem ao planeta vermelho por meio do foguete Starship da SpaceX viverão e trabalharão fora da espaçonave por enquanto.
A Mars Society também tem seu próprio plano “Mars Direct”, que sugere viajar para o planeta vermelho em ‘habs’. Esses habs ou habitats poderiam ser usados para estabelecer uma base assim que as pessoas chegarem.
Considerando os avanços da tecnologia, poderíamos tentar enviar humanos a Marte até 2030 e criar uma base tripulada permanente até 2040. Mas, isso é um salto grande e requer pesquisa profunda e muito investimento do governo, assim como de indivíduos com experiência em tecnologia, como Elon Musk, Jeff Bezos e Sir Richard Branson.
Qual é o maior desafio para habitar Marte?
Um dos desafios mais significativos que podem fazer com que toda a missão de habitar Marte fique no aguardo, é a radiação. Ainda não fizemos bons avanços na criação de proteção sustentável contra isso e o perigo aumenta, especialmente quando as erupções solares são voltadas diretamente para Marte, o que é normal para o planeta. E então, você ainda quer morar lá?