Ciência & Tecnologia

Quais são os objetos astronômicos bizarros em nosso Sistema Solar?

objetos astronomicos

Nosso Universo é lindamente estranho, convenhamos. Na verdade, nosso próprio planeta azul representa a menor fração dos fenômenos cósmicos. Vez por outra, os astrônomos estão descobrindo novas surpresas. Um dia, há notícias de pesquisadores recebendo sinais de rádio momentâneos e, no momento seguinte, há notícias de objetos astronomicos misteriosos piscando no espaço. O amante de ficção científica que reside em nós fica até emocionado, pensando que intrusos alienígenas podem estar entrando secretamente em nosso Sistema. No entanto, a verdade é muito mais emocionante do que poderíamos imaginar. Você está curioso para saber mais sobre este Universo lindamente esquisito? Bem, então, vamos direto ao assunto. No texto a seguir, apresentamos a você um alguns objetos astronomicos que deixaram cosmólogos, astrofísicos e astrônomos de queixo caído!

AS GALÁXIAS GIGANTESCAS

Uma grande explosão, mais precisamente o Big Bang, criou o Universo há cerca de 13,8 bilhões de anos. Mas, você sabia que, desde então, ele vem se expandindo? De fato, o processo de expansão está em andamento e, se você já encheu um balão, sabe do que estamos falando. Assim como o balão, o Universo se expande para todas as direções. Uma galáxia é esta vasta coleção de estrelas que está ocupando nosso Universo em constante expansão. Mas, você acha que conseguimos contá-las? Bem, é como contar cabelo, então… NÃO! Nós não conseguimos! Esta galáxia, ou bilhões delas, são um dos numerosos objetos astronômicos que estão percorrendo o espaço. De acordo com as observações do Telescópio Hubble, um pequeno ponto pode conter até milhares delas. Se formos atrás dos relatórios de especialistas, então pode haver de 100 a 200 bilhões de galáxias se movendo como objetos.

Quasares pitorescos

Existe um monstro que toda galáxia hospeda em seu núcleo – um buraco negro supermassivo, que tem bilhões de vezes o tamanho do sol! Segundo vários cientistas, esses objetos astronomicos formam a estrutura de uma galáxia. Além do mais, alguns deles são os objetos astronômicos mais energéticos do Universo e estão continuamente atraindo gás, poeira e estrelas. Esses gases, poeira e estrelas aceleradas em sua volta se transformam em discos brilhantes de acreção, emitindo poderosa radiação no espaço enquanto consomem toda a matéria ao seu redor. Falar de monstros e quasares é o que vem à mente de um astrônomo. Encontrá-los é trabalhoso, porém, um dos objetos que circulam pelo espaço é um quasar. Pergunte a qualquer astrônomo que coleta imagens digitais de um telescópio todos os dias; ele / ela vai falar sobre esta grande fera.

Estrelas radiantes

Assim como existem bilhões de galáxias no Universo, existem bilhões de estrelas. Essas gigantescas esferas luminosas de plasma têm planetas em sua volta. Já parou para admirar o céu à noite? Sempre? Você não ama as distantes estrelas brilhando como luzes fraquinhas? Todos nós amamos isso! Essas estrelas se movem em torno do centro da galáxia. De acordo com notícias recentes, os astrônomos se depararam com um novo surto estelar, sendo este novo aglomerado nomeado de Nyx (a Deusa da Noite na mitologia grega).

As intrigantes nuvens interestelares

Quase 99 por cento do ISM (meio interestelar/”interstellar medium”) existe em estado gasoso. Estas são nuvens de gás encontradas nas proximidades de uma estrela quente que aquece seu gás a cerca de dez mil Kelvin. Essas nebulosas não apenas emitem luzes fluorescentes, mas também se movem pelo espaço. Se durante todo esse tempo você imaginou o espaço como um vácuo, é hora de repensar, hein! Isso ocorre porque as nuvens interestelares são praticamente visíveis através de um telescópio. Tênues e dispersas entre as estrelas, essas nuvens preenchem os espaços entre elas.

Asteroides surpreendentes

Os asteroides são objetos rochosos, sem ar e pequenos que giram em torno do sol, podendo ser destroços espaciais e são encontrados se movendo pelo espaço. A superfície de um asteroide esquenta durante o dia, mas esfria à noite, emitindo assim, uma radiação que se assemelha a um minipropulsor. Você sabia que um pedaço de rocha espacial gélida quase do tamanho do alto edifício Empire State passou pelo nosso planeta? Não, não houve perigo desta vez. Mas, este asteroide Aton chamado Apophis se aproxima da Terra a cada dez anos. Desta vez, ele se aproximou do nosso lar em 5 de março de 2021 e a próxima “visitinha” está prevista para 2029.

O Universo é feito de magia

Poderia outro mundo cósmico estar se escondendo em nosso meio? Os astrônomos estão sempre de olhos bem abertos, e nós também, né! Dentre os 700 milhões de objetos astronomicos que se movem no espaço, esperamos que tenham gostado dos cinco escolhidos a dedo por nós. Continuem ligados no nosso conteúdo e, enquanto esperam por mais, olhos atentos ao céu!