Ciência & Tecnologia

Privação de sono: 5 efeitos negativos em seu corpo

Se você pensava que beber quantidades suficientes de água e seguir uma dieta balanceada era o suficiente para estar em forma, pode ser que você tenha cometido um engano. A privação de sono tem sido associada a problemas mentais crônicos, insônia e fadiga há muito tempo. Então, se você tem jeito de ficar acordado até tarde da noite, assistindo aos seus programas favoritos, este artigo é para você.

Todos nós sabemos que as nocivas radiações de nossas telas eletrônicas já são prejudiciais o suficiente. Como complemento, privar nosso corpo de sono suficiente irá piorar ainda mais nossa condição e nos fará acordar grogue e de mau humor. Se você ainda não entendeu, aqui estão cinco efeitos nocivos da privação de sono, só para resumir!

1 – Uma série de problemas de saúde

O sono não é apenas uma maneira de acordar bem no dia seguinte. É o que ajuda o corpo e o cérebro a descansar de suas funções usuais e os estimular melhor. Quando você não obtém um sono apropriado para o seu corpo e seu cérebro de forma consistente, esse ciclo de funcionamento adequado é interrompido. É por isso que o corpo é incapaz de evitar problemas de saúde.

Cerca de 10 a 30% das pessoas têm insônia devido à privação de sono constante. Mas isso não é tudo. Quando seu corpo e sua mente não dormem o suficiente, você também pode começar a se sentir mais ansioso, suscetível à depressão e mais sujeito a riscos cardíacos. Diabetes e batimento cardíaco irregular podem acompanhar o problema.

2 – Falta de desejo sexual

Por muito tempo, as pessoas registraram uma diminuição na libido sexual de homens e mulheres que se privam de um sono adequado. Uma vez que o sono é significativo principalmente para energia suficiente no corpo, a exaustão devido à falta de sono pode reduzir os níveis de testosterona em uma proporção considerável. Homens que sofrem de apneia do sono também podem sofrer de problemas respiratórios que potencializam essa situação.

3 – Diminui a atenção

Foi relatado que o sono também reduz sua ideia de raciocínio lógico. Mas isso não é tudo. Também pode afetar muito seu nível de concentração. Como a mente não consegue funcionar devido à exaustão e a falta de sono, ela perde a capacidade de se concentrar melhor. Como resultado, pode haver um enfraquecimento na atenção, na vigilância, no raciocínio e outras atividades conscientes. Portanto, você também pode achar difícil aprender melhor. Isso é significativamente pior para crianças em idade escolar que podem perder seus níveis de concentração devido à privação de sono à noite.

4 – Aumenta o risco de envelhecimento da pele

Você não quer parecer mais velho do que é, mas não pode evitar isso se não dormir o suficiente. Devido ao cansaço do corpo, sua pele também começa a ficar opaca, sem brilho e sensível. Quando você não dorme o suficiente, também começa a notar o aumento de linhas finas, rugas e olheiras que pioram com o tempo.

É quando o corpo está dormindo que os hormônios do sono são liberados, o que auxilia no crescimento, e é isso o que ajuda a criar uma pele mais espessa, melhor massa muscular e muito mais. Mas com sua ausência, nossa pele se deteriora.

“É durante o sono profundo – o que chamamos de sono de ondas lentas – que o hormônio do crescimento é liberado”, afirmou o especialista em sono Phil Gehrman. “Parece fazer parte do reparo normal do tecido – consertando o desgaste do dia.”

5 – Mais suscetível a acidentes

Vários casos de acidentes foram registrados ao longo dos anos como resultado da falta de sono. A privação aguda de sono pode fazer com que seu cérebro deseje um sono adequado, mesmo durante suas horas de trabalho. É por isso que as pessoas que podem sentir sonolência ao dirigir são mais suscetíveis ao risco de acidentes que podem, em última instância, causar a morte de muitas maneiras. É por isso que os cientistas provam que o sono de má qualidade, com o tempo, pode causar lesões graves à saúde e acidentes.

Concluindo

A maneira mais básica de evitar a falta de sono em sua rotina diária é dormir de sete a oito horas por dia. Tente manter seus dispositivos eletrônicos longe de você, duas horas antes da hora de dormir para que possa ter uma boa noite de sono e acordar super bem.

Se você enfrenta uma insônia forte, consulte um especialista para lhe ajudar a ter um sono de qualidade e evitar esses problemas. Tente limitar seus cochilos diurnos, leia mais livros antes de adormecer. Ao possuir certos hábitos na hora de dormir, você pode ajudar a eliminar a privação de sono de uma vez por todas. Tenha um bom soninho!