Os sonhos têm um efeito profundo em nossa vida, ou seria justo dizer que nossa vivência está tendo um enorme impacto nos sonhos? Os sonhos são talvez a parte mais complexa e fascinante de nossas vidas. Embora a maioria dos cientistas tenha passado a vida inteira pesquisando sobre eles, dizem que ainda há muito a desvendar. Afinal, por que nós sonhamos? Por que eles são tão difíceis de lembrar? Eles são reais? Estas são algumas perguntas importantes que ajudaremos você a responder hoje.
A ciência por trás dos sonhos
O que são sonhos?
Nunca é fácil definir os sonhos, pois eles são altamente complexos de explicar, porém, você pode chamá-los de pensamentos que temos enquanto dormimos. Mas, se você pensou que sonhar acordado faz parte disso, talvez esteja errado. Estes principalmente, são sonhos visuais que ocorrem enquanto estamos no sono REM (movimento rápido dos olhos). Você já deve ter notado pessoas em sono REM, que é aquele quando movimentam muito os olhos durante o sono, significando que estão sonhando. Assim, em seu sono que não é REM, é natural que isso não aconteça, pois nesta fase, seu repouso não é muito forte para você sonhar.
Por que nós sonhamos?
Diferentes teorias de diferentes épocas tiveram opiniões diversas sobre por que nós sonhamos. Os gregos e os romanos pensavam que tinham poderes proféticos. Outros também acreditavam que esses sonhos eram uma forma de interação entre o nosso mundo primitivo e os deuses. Essa crença não havia sofrido nenhuma alteração até o século XIX, quando ela começou a mudar. Com os experimentos de Sigmund Freud e Carl Jung, aprendemos que os sonhos são desejos reprimidos, inseguranças das mais profundas e até medo. É por isso que você pode se encontrar em alguns sonhos sendo feliz enquanto outros o assustam.
Quais são suas consequências?
Os sonhos podem ter diversas consequências na sua saúde mental e física. Você já notou ter acordado com o corpo suado, uma palpitação pesada e um enrijecimento após um sonho assustador? Isso é porque ele teve um efeito severo em seu corpo. Homens que fantasiam algo sexualmente durante o sono também podem ter uma ereção ao acordar. Essas são maneiras específicas pelas quais esses sonhos têm um efeito enorme em nossos corpos. No entanto, isso é temporário. A maioria das pessoas que têm o mesmo sonho assustador vez após vez por vários dias pode começar a demonstrar inseguranças, medo e ansiedade de forma drástica. No entanto, aqueles que têm sonhos felizes podem ter um bom dia no geral, ajudando com habilidades de resolução de problemas e melhorando sua criatividade. De quebra, isso ajuda a elevar o humor como nunca.
Por que lembramos dos nossos sonhos?
Você já pensou por que sempre se lembra dos sonhos que tem? Isso ocorre porque uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal medial ajuda a fazer isso. Dessa maneira, você tenta lembrá-lo assim que acordar, na verdade você sempre se pegará lembrando dos sonhos quando acordar. No entanto, você pode não ver o mesmo acontecendo em pessoas mais velhas ou também pode encontrar pessoas com problemas de memória que falham nesse processo. Como eles têm baixa capacidade de memorização e sofrem principalmente de problemas de memória, podem falhar em fazer isso. Como resultado, eles podem nem mesmo perceber que têm sonhos. Porém, isso não é um problema para crianças e adultos jovens e saudáveis, pois possuem uma mente vivaz que pode se lembrar das coisas.
Sonhar acordado é semelhante a sonhar dormindo?
Não. Uma das principais razões pelas quais sonhar acordado e sonhar dormindo são diferentes é porque você pode controlar a primeira opção, mas não a segunda. Além disso, você pode criar devaneios com sua mente consciente, enquanto sonhar dormindo não pode ser feito da mesma maneira. Sonhar acordado também pode não ter efeitos profundos em sua saúde mental ou física, enquanto sonhar dormindo tem. Dessa maneira, eles são bem diferentes um do outro de várias maneiras.
Concluindo
À medida que a ciência avança, cada vez mais sabemos por que nós sonhamos. Os sonhos são uma parte padrão de nossas vidas, porém, eles não são reais. Esses sonhos são fragmentos de coisas que sentimos, como medo e repulsa. São apenas as nossas emoções reprimidas que aparecem quando estamos em sono profundo. Assim, é justo dizer que eles não devem estar autorizados a dominar nossas mentes despertas.