Ciência & Tecnologia

Planetas que são capazes de sustentar vida

Onde quer que haja água líquida, há vida na Terra. No entanto, sempre houve uma busca por vida extraterrestre que forçou um fenômeno conhecido como zonas de Goldilocks ou habitáveis. Essas são regiões centradas em estrelas com temperaturas adequadas para os planetas reterem água líquida na superfície.

Considerando que a Terra é o único planeta habitado conhecido pelo mundo, este é geralmente o principal centro de estudos associados à habitabilidade. Mas os cientistas ampliaram as noções de que existem outros mundos além da Terra, o que é adequado para o surgimento e a evolução da vida. Na verdade, esses mundos podem provar ser super habitáveis ​​ou ter maiores chances de sustentar vida do que a Terra.

O autor Dirk Schulze-Makuch, um astrobiólogo renomado da Washington State University em Pullman, juntamente com a Technical University of Berlin, afirmou que eles estão extremamente focados em identificar o habitante exato como a Terra que foi ignorado e é mais adequado para a vida.

Aqui estão alguns exoplanetas que os astrônomos consideram abrigar vida alienígena!

1 – Gliese 581g

Esta é uma daquelas descobertas controversas. Gliese 581g foi descoberto no ano de 2019, no entanto, houve muitos desafios no processo de confirmação do mesmo. De acordo com a University of Puerto Rico em Arecibo, ele é apontado como o mais adequado para a vida alienígena. Este reino rochoso, ainda a ser confirmado, está a cerca de 20 anos-luz de distância do Sol da Terra. Além disso, ele é duas ou três vezes maior que o nosso planeta. Gliese 581 orbita sua estrela-mãe aproximadamente a cada 30 dias dentro da constelação de Libra.

2 – Kepler- 186f

É de verdade, um exoplaneta do tamanho da Terra já descoberto na zona habitável de uma estrela. Este cenário alienígena, que está localizado a 490 anos-luz da Terra, é apenas 10% maior do que a mesma e é muito rochoso.

3 – Kepler-22b

Embora o Kepler-22b seja maior do que a Terra, ele se move ao redor da estrela que é consideravelmente próxima em temperatura e tamanho ao sol da Terra. É 2,4 vezes o tamanho da Terra e tem uma temperatura superficial de aproximadamente 22°C, presumindo que o efeito estufa seja semelhante ao da Terra. O sistema estelar está a cerca de 600 anos-luz de distância do Sol da Terra em relação à constelação de Cygnus.

4 – Gliese 667Cc

Este é outro planeta considerado a Super-Terra e está muito próximo dela também.  O Gliese 667Cc é cerca de 4,5 vezes maior do que a Terra e leva aproximadamente 28 dias para fazer uma órbita em torno da estrela-mãe. Além disso, a GJ 667c, a estrela-mãe, está na verdade associada a um sistema estelar triplo. Esta estrela é considerada estrela anã de classe M, que tem um terço do peso do Sol da Terra.

5 – HD 40307g

O HD 40307G é a super-Terra que orbita dentro da zona habitável das estrelas-mãe. Além disso, está situado a cerca de 42 anos-luz de distância da Terra, dentro da constelação de Pictor. O planeta orbita em torno da estrela-mãe a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância, que é mais da metade do sol da Terra. A distância entre os dois é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

6 – Gliese 163c

A massa do Gliese 163c posiciona o planeta em uma zona cinzenta, e é sete vezes o peso da Terra. Isso o torna substancialmente grande e um planeta rochoso ou um gigante anão gasoso. Além disso, a órbita do Gliese 163c ao redor do planeta sombrio começa em 26 dias a uma distância de 50 anos-luz da Terra. A estrela-mãe do Gliese 163c está dentro da constelação Dorado.

7 – Tau Ceti f

Esta super-Terra é considerada a irmã de “Tau Ceti e”, no entanto, ele orbita perto da camada externa da zona habitável de Tau Ceti. Tendo cerca de 6,6 vezes a massa da Terra, ele pode abrigar vida se a atmosfera capturar quantidades adequadas de calor.

Concluindo 

Os próximos anos serão emocionantes para a pesquisa de exoplanetas. Mesmo uma pequena descoberta nos leva a um passo mais perto de encontrar as primeiras evidências de vida fora do sistema solar. A diversidade de vida oferecida pela Terra é surpreendente sozinha, então imagine o tipo de vida que existiria fora da Terra.