Ciência & Tecnologia Mundo Natural

Os menores organismos vivos: tudo que você precisa saber

E se fosse possível você dar às bactérias ultra pequenas um lugar oficial na árvore da vida? Mas tem como? Com um tamanho de apenas 0,000009 milímetros, você irá se surpreender ao saber como a vida pode ser minúscula. Por exemplo, mais de 150 bactérias podem estar residindo dentro da célula de E.coli. Esses organismos minúsculos não podem ser visualizados e são incrivelmente frágeis. Mesmo com a ajuda de um microscópio, é difícil tirar uma fotografia de alguns deles. No entanto, um pesquisador capacitado conseguiu de alguma forma obter uma foto da bactéria congelando-a a -271 °C. Você tem noção disso? Se deseja saber algumas informações sobre os menores organismos vivos da Terra, este artigo pode ser aquilo que você está procurando. Vamos lá?

Microrganismos eucarióticos

O domínio Eukarya contém eucariotos multicelulares e unicelulares. Isso inclui animais, plantas, fungos e protistas. Se você tem interesse em saber o que define as características dos eucariotos, deve entender que eles têm um núcleo. Aqui está uma lista de protistas. Vamos dar uma olhadinha?

1 – Algas

As algas são protistas multicelulares e unicelulares semelhantes a plantas. As paredes celulares cercam suas células e são feitas de uma espécie de carboidrato. Elas são os organismos fotossintéticos que liberam carboidratos e oxigênio no meio ambiente, extraindo a energia do sol. Você sabia que as algas são as partes cruciais de vários ecossistemas? Isso ocorre porque outros organismos podem usar produtos residuais de algas para produzir energia. Você já viu os nomes “ácido algínico” ou “carragenina” impressos no rótulo de um sorvete? Esses derivados de algas são ingredientes de muitas marcas de sorvete, pasta de dente, bebidas e até molhos para salada.

2 – Fungos

Os fungos também são eucariotos. Eles não são fotossintéticos e suas paredes celulares são feitas de quitina, o oposto da celulose. Os cogumelos são um tipo de fungo que se parece com as plantas, mas são muito diferentes. As leveduras são fungos unicelulares que podem ser encontrados em vários ambientes, inclusive, do seu umbigo ao fundo do mar, isso está em todo o lugar! Além das leveduras serem benéficas para a fermentação de bebidas, elas fazem o pão crescer, porém, às vezes elas também podem causar aftas, infecções vaginais e estragar a comida.

3 – Bolores e mofos

Os bolores e mofos são outro tipo de fungo, mas são multicelulares. Eles podem ser encontrados em todos os tipos de ambientes, de cantos de banheiro úmidos a comidas e terras podres, há mofo por toda parte. Alguns deles causam alergias, enquanto outros desempenham um papel crucial na decomposição de animais e plantas. Esses tipos de fungos podem produzir micotoxinas que são metabólitos causadores de doenças. Você sabia que eles são usados na fabricação de produtos farmacêuticos? A ciclosporina e a penicilina são os antibióticos comuns que contêm fungos.

Microrganismos procarióticos

1 – Arqueas

Arqueas são organismos procarióticos unicelulares. As bactérias e arqueas têm histórias evolutivas distintas e também diferem na composição da parede celular, vias metabólicas e genética. As arqueas possuem paredes celulares que não tem peptidoglicano, ao contrário das bactérias. Você encontrará as arqueas em muitos habitats neste planeta, em todos os tipos de ambiente extremos, como os mais ácidos, muito básicos, muito quentes, muito frios, assim como as bactérias. Se você alguma vez olhar para a fonte termal do Parque Nacional de Yellowstone, chamada Morning Glory, verá o progresso das arqueas, com seu efeito de cores amarelo e verde, devido às variações de temperatura da água, que contribuíram para o crescimento desses micróbios.

2 – Bactérias

Você pode encontrar bactérias em todos os habitats do planeta Terra, tanto em nós quanto dentro de nós. A maioria dessas bactérias são úteis e inofensivas. Mas, alguns patógenos na forma de bactérias causam doenças graves em animais e humanos. Uma bactéria é procariótica porque seu DNA (material genético) não fica dentro do núcleo verdadeiro e contém paredes celulares que possuem peptidoglicano. Eles têm múltiplas capacidades metabólicas e podem crescer em diferentes ambientes, e em todos os tipos de combinações de nutrientes. Algumas bactérias anoxigênicas, como a bactéria verde sulfurosa e a não sulfurosa, são fotossintéticas.

A pequena vida alienígena

Microbiologistas de todo o mundo estão fazendo pesquisas em laboratórios de alta tecnologia para surpreender o mundo com notícias do menor organismo existente. Alguns países estão até desenvolvendo ferramentas para descobrir pequenos alienígenas que talvez não saibamos nada a respeito.