Ciência & Tecnologia

Os 7 produtos químicos mais perigosos conhecidos pelo homem

Em meio a uma infinidade de produtos químicos existentes hoje, vários deles nos dão arrepios só de pensar, pois enquanto alguns são inconstantes, outros são corrosivos. Muitos deles são perigosos e até cancerígenos, tanto que alguns foram classificados como destrutivos em massa. Eita, que perigo hein?

É por esta razão, e para a segurança de todos, que apenas pessoas autorizadas podem manuseá-los, o público em geral não possui tal autorização.

Vamos dar uma olhadinha mais detalhada nesses produtos químicos que podem ser mortais!

1 – Toxina botulínica A

Também conhecida como botox, a toxina botulínica A é uma das neurotoxinas mais mortais do planeta, fontes sugerem que mesmo 1,3-2,3 nanogramas podem matar qualquer pessoa instantaneamente se for injetada. Mas por que as pessoas ainda usam isso como um produto cosmético? Bem, elas fazem uso disso em pequenas doses que são seguras para a pele. Por este ser um produto químico complexo e altamente perigoso para qualquer pessoa, os especialistas recomendam que apenas profissionais façam uso do botox em procedimentos estéticos. A boa notícia é que pequenas doses deste produto podem ajudar a eliminar rugas, linhas de expressão e espasmos musculares. Coragem, viu?

2 – Sarin

Sarin é um agente químico feito pelo homem a fim de ser usado como uma arma de guerra em potencial para matar as vítimas em alguns minutos. Para se ter noção do quão poderosa essa substância é, fontes sugerem que ela foi listada entre as armas mais mortais de destruição em massa em todo o mundo. Por ser capaz de matar as pessoas sufocando-as e paralisando-as, os especialistas recomendam evitar essa substância ao máximo. Você sabia que ela foi usada em dois ataques terroristas no Japão nos anos 90? E olha que nem foi há tanto tempo! É por esta razão que sua produção e armazenamento foram totalmente proibidos pela Convenção sobre as Armas Químicas de 1993.

3 – Nicotina

A droga viciante presente nos cigarros, se injetada, pode se tornar altamente venenosa. Essa substância é tão perigosa que, mesmo que você consiga lidar com ela, além de poder sofrer gravemente de dores de cabeça, vômitos e exaustão, se fizer uso de 30 a 60 mg, pode morrer instantaneamente. Portanto, se você está tentando interromper o consumo de nicotina, cuidado para não ter uma overdose ao usar os adesivos. Embora tenha sido desenvolvida para beneficiar plantas contra as pragas, essa substância é conhecida por causar várias mortes entre a humanidade.

4 – Arsênico

O arsênico tem sido frequentemente associado a várias mortes controversas, incluindo as de Napoleão Bonaparte e do Rei George III da Grã-Bretanha. Dizem que doses desse elemento podem causar em muitas pessoas diarréia, desconforto gástrico, dores intensas, e até mesmo o sangramento está associado a ele. Após esses sintomas, não vai demorar muito para você partir desta vida para melhor. Vale ressaltar que pessoas sujeitas ao arsênico por um longo período também podem sofrer de câncer e lesões cutâneas em um piscar de olhos. É por isso que este produto químico altamente tóxico é mantido afastado do público em geral até que seja solicitado por razões industriais.

5 – Cianeto de potássio

Mesmo sendo um tipo de sal, está longe de ser comestível. Pessoas que consumiram cianeto de potássio sofreram uma morte instantânea, e é por esta razão que este produto, em forma de pílula, é famoso por ser usado como um método para suicídio e assassinato. Antes da morte, ele também pode causar um efeito drástico no cérebro e no sistema respiratório da pessoa.  Por conta de sua potência, esse produto é usado por muitos especialistas como agente eliminador de insetos específicos.

6 – Dimetilmercúrio

Por mais que seja uma molécula simples, ela pode levar a deficiências cognitivas, fala arrastada e até a morte. O incidente que comprova esses sintomas foi observado em 1996, quando uma famosa química Karen Wetterhahn acidentalmente foi exposta a duas gotas deste produto químico. Inicialmente, nada aconteceu, mas ela começou a ver claramente os sintomas apenas alguns meses depois, quando os problemas cognitivos apareceram. Mais tarde, ela também sofreu com a fala arrastada, extrema fadiga e dificuldade de concentração, e em pouco tempo acabou falecendo. Que perigo, hein!

7 – Chumbo

Embora esse elemento químico tenha sido usado por séculos ao nosso redor em tintas e canos, ficamos sabendo de sua toxicidade muito tempo depois. Sendo mais perigoso para mulheres grávidas e crianças, o envenenamento por chumbo pode causar sintomas graves como levar ao coma, vômitos, convulsões, fraqueza e até a morte.

Concluindo

Estes são alguns produtos químicos, altamente perigosos, conhecidos pela humanidade. À medida que outros experimentos e descobertas estão sendo conduzidas, temos certeza de que será encontrado mais deles, mas até que isso aconteça, mantenha uma distância segura desses produtos químicos para o seu bem.