Nosso mundo é movido por todos os tipos de forças invisíveis e complexas que não entendemos totalmente. Não, não estamos falando sobre fantasmas e criaturas sobrenaturais como os carniçais. Há mais coisas na galáxia do que se pode imaginar e somos apenas uma pequena parte disto e, embora pensemos que nosso conhecimento desvendou a maioria dos mistérios do universo, isso é apenas uma fração infinitamente pequena. De vez em quando, surge uma nova teoria, colocando todos em alerta sobre o que ela trará para nós. Se você é alguém que se interessa pelos mistérios do universo, este artigo vai te surpreender. Trouxemos para você os 5 principais mistérios do universo que irão lhe impressionar. Vamos ver?
1 – O Big Crunch
Dizem por aí que todas as coisas boas devem ter um fim, então, nosso universo também terá um dia. Mas como? Bem, os cientistas e pesquisadores têm algumas teorias alucinantes a dizer. Anteriormente, o ‘Big Crunch’ sugeriu um cenário envolvendo a expansão do universo, onde os planetas, constelações e galáxias são atraídos juntos em um ponto único e denso de massa até que tudo se extermine. Mas não se preocupe, você não vai viver para ver isso, pois o fenômeno está a bilhões de anos de distância. Já hoje, os cientistas têm uma nova teoria. Eles sugerem que o ‘Big Crunch’ não seja o único meio pelo qual nosso universo irá desaparecer. Outras ideias incluem ‘O Big Rip’, ‘O Big Bounce’ e ‘O Big Freeze’. No fim das contas, qualquer um desses que acontecer será um grande evento!
2 – O Multiverso
Já vimos isso em filmes, mas será que o multiverso existe? Bem, para começar, somos apenas uma manchinha minúscula na Terra, dentro da galáxia da Via Láctea, que por sua vez constitui uma pequena parte do universo. Ainda não exploramos 0,1% do universo, então, você só pode imaginar o quão grande é. Assim, é totalmente possível que nosso universo seja apenas um entre muitos. A teoria sugere que existem múltiplos universos, e que na verdade, há uma infinidade de universos de acordo com alguns cientistas. Isso significa que existe um número infinito de histórias, civilizações e versões de você. Incrível, né?
3 – Raios cósmicos
O espaço é um lugar intenso onde coisas impensáveis e inexploradas acontecem. Na terra, sentimos que estamos seguros do que está acontecendo lá no espaço sideral, não é mesmo? Bem, nossa atmosfera é capaz de nos proteger das partículas de alta energia chamadas de raios cósmicos, mas há algumas exceções. As naves espaciais e os astronautas estão altamente expostos a níveis mais elevados de radiação, pois essas partículas estão presentes no alto da estratosfera. Embora os raios cósmicos não representem nenhuma ameaça para os humanos a partir de agora, eles são perigosos para equipamentos e sistemas eletrônicos. Portanto, qualquer aeronave, nave espacial, satélite ou drone voando no espaço enfrenta a maior ameaça dessas partículas poderosas. Os cientistas estão apenas começando a aprender sobre esse fenômeno fantasmagórico e seu impacto em nosso planeta.
4 – Rugido Espacial (Space Roar)
O espaço é um vácuo, então ninguém pode ouvir o seu grito. É um silêncio absoluto. Então, o que é um rugido espacial? Não é apenas o seu som diário. Na verdade, esses são sinais estranhos de rádio que detectamos através do espaço. Você provavelmente conhece as ondas de rádio, que são usadas para fins de comunicação e em eletrônicos como celulares, televisores e rádios. Pois então, o espaço está cheio disso, e é poderoso o suficiente para abafar outros sinais. Este rugido espacial é um grande incômodo para os cientistas que estão tentando estudar o universo e ninguém sabe de onde ele vem. É definitivamente um mistério não resolvido. No entanto, alguns pensam que são gases girando em torno da galáxia, qualquer outra galáxia ou radiação residual de estrelas primitivas. Tem algum palpite?
5 – Buracos Negros
Este é provavelmente o mistério espacial não solucionado mais ouvido por aí. De acordo com muitos filmes e programas de ficção científica, os buracos negros são invisíveis, amplamente destrutivos e violentos. Em termos científicos, os buracos negros são regiões do espaço onde a força da gravidade é poderosa o suficiente para atrair tudo ao seu redor que nem mesmo a luz pode escapar. É provavelmente por isso que não podemos ver nada disso acontecendo, né? De acordo com os cientistas, existe um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia e no geral, pode haver mais de 100 milhões deles somente na Via Láctea. Eita!
Qual dessas descobertas espaciais mais lhe impressionou?