Terror & Sobrenatural

O que se sabe sobre o mistério da morte do Faraó Tutancâmon?

A tumba de Tutancâmon foi uma das descobertas arqueológicas mais significativas já feitas na história do mundo. Ainda hoje, as pessoas ouvem a história com atenção, e os vários mistérios que a cercam continuam a nos atrair. Mas quando ouvir sobre os muitos incidentes e mortes bizarras relacionadas às tumbas, você certamente ficará acordado a noite toda com um certo medo. Embora vários pesquisadores tenham se empenhado em desvendar o mistério por trás da morte do grande Faraó Tutancâmon, o motivo continua desconhecido. Quer matar sua curiosidade e saber quais informações se tem até agora? Nós também!

A razão de sua morte é fortemente debatida

Tutancâmon foi um dos maiores faraós do Egito Antigo. Filho de Aquenáton e Nefertiti, ele assumiu o trono aos nove anos, depois da morte de seu pai, e continuou a reinar por mais dez anos. Durante seu reinado, ele fez algumas mudanças grandiosas ao corrigir um grande erro de seu pai que manchou o nome de sua família, porém quando completou 19 anos, ele faleceu e foi sepultado em uma tumba de ouro como todos os outros faraós. No entanto, sua morte não teve sentido algum.

Ainda hoje, as pessoas não conseguiram encontrar a razão exata pela qual ele morreu. Enquanto algumas pessoas dizem que ele pode ter morrido devido a fortes dores na perna, outras falam que ele pode ter contraído malária, que naquela época, não tinha cura. Porém, descobertas recentes sugerem que seu corpo apresentava múltiplas lesões. Com imagens digitais e testes de DNA, alguns cientistas argumentam que Tutancâmon morreu de malária ou de alguma infecção, mas ainda há muitas coisas em torno disso, que deixam aquela pulguinha atrás da orelha. Embora tudo seja realmente muito misterioso, o mais chocante nisso é a série de mortes que aconteceram depois que as pessoas abriram a tumba do Faraó.

Imagem: https://www.nationalgeographic.com/

Os mistérios da tumba de Tutancâmon

Em novembro de 1922, sua tumba foi descoberta por alguns trabalhadores e por Lord Carnarvon, que havia financiado esta escavação. Eles inicialmente encontraram um lance de escadas que os direcionava para algum lugar subterrâneo, então, fizeram uso de uma vela para acompanhar o mesmo e ficaram chocados com o que viram. O lugar estava coberto de tesouros! O arqueólogo britânico Howard Carter, que encontrou a tumba, ficou surpreso ao ver todos os tesouros intocados e novinhos em folha, além de perceber que esta era uma descoberta feita quase 3.000 anos depois e que seria a melhor de todos os tempos.

Os homens começaram a explorar ainda mais o lugar, tentando buscar mais coisas para ajudá-los a entender do que se tratava. Então, quando Carter abriu a porta da última câmara, ele não podia acreditar no que seus olhos estavam vendo. Dentro havia um caixão feito de ouro maciço cercado por riquezas em toda parte, como joias, estátuas, armas e muitas outras coisas valiosas feitas de ouro. Porém, durante esse tempo, houve fortes rumores de que a tumba do Faraó Tutancâmon foi amaldiçoada, mas mesmo sabendo disso, a abriram e nem se preocuparam com as consequências que estavam por vir. Dentro do caixão, eles encontraram a múmia de Tutancâmon “descansando em paz”.

George Edward Stanhope Molyneux Herbert, 5º Conde de Carnarvon – Imagem: https://www.newworldencyclopedia.org

Todos os homens que caíram na maldição

Logo após a descoberta, Lord Carnavon e Carter faleceram devido a envenenamento do sangue, mas as pessoas acreditavam que era por causa da maldição da múmia sobre a tumba. George Herbert, o 5º Conde de Carnarvon, que foi o financiador da escavação, também morreu devido a uma doença de um mosquito infectado depois que ele abriu a tumba. Sir Bruce Ingham, que recebeu a mão da múmia, também ficou perturbado com a maldição, pois logo após receber o presente, sua casa pegou fogo. Ao tentar reconstruir sua residência, ela foi atingida por uma inundação. Muitas outras histórias de morte estão ligadas à maldição da tumba do Faraó Tutancâmon, o que a torna ainda mais misteriosa, pois até hoje, as pessoas não conseguiram encontrar a verdadeira razão por trás disso.

Concluindo

Hoje, o corpo de Tutancâmon está no Vale dos Reis na Câmara KV62, no entanto, os caixões sobrepostos em que ele estava não foram substituídos por uma caixa de vidro climatizada. Essas grandes coisas fazem dele um dos faraós mais misteriosos que já morreram. Melhor não mexer em quem está quieto, não é mesmo? Mas e você, o que acha disso tudo?