Ao longo dos anos, o Triângulo das Bermudas se tornou o assunto de conspirações, mitos, lendas e debates sem fim. É uma grande extensão de água no Oceano Atlântico que circula entre Miami, Bermudas e Porto Rico. O Triângulo das Bermudas foi reconhecido por desaparecimentos e mortes de mais de 8.000 vidas desde o século XIX. Embora o número exato seja desconhecido, pelo menos 20 aviões e 50 navios desapareceram por lá, muitas vezes sem deixar vestígios. Resumindo em poucas palavras, o Triângulo das Bermudas supostamente desaparece com aviões e engole navios. Durante séculos, este lugar surgiu como um trecho angustiante do oceano, onde pilotos e marinheiros estão sujeitos a perder contato e misteriosamente desaparecer para sempre. Embora o governo dos Estados Unidos não reconheça isso como uma ameaça ou uma localização geográfica real, as lendas e mitos há muito tempo retratam um cenário de medo, mistério e morte.
Estamos desmistificando alguns dos maiores mitos do Triângulo das Bermudas. Quer saber mais? Então vamos lá!
- O Triângulo das Bermudas e sua longa extensão de mar foram transformados em lendas urbanas há séculos. Acredita-se que William Shakespeare baseou sua peça “A Tempestade” em contos de naufrágios e feitiçaria por lá.
- Cristóvão Colombo, em sua primeira viagem ao Novo Mundo, passou pelo Triângulo das Bermudas e registrou um clarão que, ao atingir o mar, fez com que uma luz surreal aparecesse à distância.
- Ellen Austin, uma escuna de três mastros de 1.812 toneladas navegando de Liverpool a Nova York em 1881, encontrou um “navio fantasma” no Triângulo das Bermudas e as coisas viraram de cabeça para baixo. Vamos ver o que aconteceu?
De acordo com as histórias contadas em jornais atuais, quando o navio se aproximou das águas do Mar dos Sargaços com uma neblina densa, a tripulação se deparou com um navio abandonado que estava totalmente abastecido. Com isso, a tripulação viu uma oportunidade de capturar uma carga valiosa junto com o navio e o capitão do Ellen Austin enviou alguns de seus homens para tomá-lo. O objetivo era de que os navios navegassem lado a lado. No entanto, uma terrível tempestade seguida de uma forte chuva separou os dois navios. No dia seguinte, eles se reuniram e descobriram que a tripulação enviada para o navio fantasma estava longe de ser encontrada. O navio ainda estava lotado com muitos recursos valiosos, mas foi mais uma vez abandonado.
Então, o capitão de Ellen Austin tentou novamente embarcar no navio com alguns de seus tripulantes. Quando eles embarcaram, uma névoa espessa e ofuscante apareceu pela segunda vez e separou os dois navios. Quando o tempo estava calmo e a névoa finalmente se dissipou, ficou um silêncio total no meio do oceano. O navio fantasma estava longe de ser encontrado. Que loucura, né?
- Joshua Slocum, que foi o primeiro homem a navegar sozinho pelo mundo, desapareceu em 1895 em uma expedição de Martha’s Vineyard à América do Sul. Segundo algumas lendas, Joshua era um excelente navegador e marinheiro, e seu desaparecimento inesperado é algo difícil de digerir. Isso também foi atribuído ao Triângulo das Bermudas.
- O USS Cyclops, o maior e mais rápido navio-tanque da Marinha dos Estados Unidos, desapareceu em 1918, quando ia do Caribe a Baltimore. O navio transportava 309 tripulantes e desapareceu completamente sem deixar vestígios do que realmente aconteceu.
O lendário navio foi equipado com materiais usados e danificados. Não foi informado ou dado qualquer sinal aos membros da tripulação de que algo perigoso estava acontecendo no mar. O navio que foi usado na Primeira Guerra Mundial para fornecer ajuda e transportou milhares de toneladas de minério de manganês, simplesmente desapareceu sem deixar vestígios.
Há especulações de que torpedos, venenos, tempestades e motins ocorreram naquele dia. No entanto, nada disso fazia sentido algum, pois não houve pedido de socorro e, se aconteceu um naufrágio, os destroços não foram encontrados. De acordo com o Washington Post, tentando resolver o enigma do USS Cyclops, as pessoas voltaram as atenções para os mistérios, como o Triângulo das Bermudas. Alguns até mesmo afirmaram que isso foi feito por uma criatura misteriosa, como por exemplo, uma lula gigante.
- Em 1941, o USS Proteus, um navio da Marinha que transportava 58 passageiros de São Tomás para a Costa Leste, desapareceu subitamente no Triângulo das Bermudas. O interessante é que apenas um mês após o incidente, o navio “irmão” do USS Proteus, o USS Nereus, desapareceu com 61 pessoas a bordo, percorrendo a mesma rota.
Nosso planeta está cheio de surpresas e mistérios! Adoraríamos saber o que realmente há no Triângulo das Bermudas, não é mesmo?