Ciência & Tecnologia

O navegador natural: como navegar usando as estrelas

Navegar com a ajuda de estrelas era uma prática difundida nos primeiros séculos para os viajantes de todo o mundo e ainda é considerada uma habilidade valiosa para os velejadores saberem a direção. Vamos entender como os viajantes usam as estrelas para navegar pelos oceanos afora.

Como os viajantes navegam usando estrelas?

Aqui estão alguns passos básicos que os marinheiros usavam para navegar de acordo com a história.

Conhecendo as constelações

Constelações são a formação de estrelas em um grupo, criando um padrão reconhecível no céu. À medida que a terra gira no céu, por volta de um ano, é perceptível que diferentes constelações se formam em diferentes estações. Certas constelações são visíveis ao longo do ano no hemisfério em que estão presentes e são chamadas de constelações circumpolares. Navegar usando corpos celestes depende da posição, formação e movimento das constelações. As constelações circumpolares são muito úteis ao permitir que os navegadores encontrem seu caminho enquanto viajam, usando as estrelas. Algumas das principais constelações que estão presentes no hemisfério Norte e Sul, que os navegadores usavam, são:

Ursa Maior – Imagem: Astronomia On-line

Ursa Maior: a Ursa Maior, também conhecida, em inglês, como “the Great Bear” (tipo “o Grande Urso”), é uma constelação proeminente que se assemelha a um urso no céu do Norte. A constelação tem um famoso grupo de Sete Estrelas conhecido como Grande Carro. Este grupo de estrelas é fácil de localizar no céu do Norte, tem a forma de uma alça e também é usado para encontrar a Estrela do Norte. Alguns outros nomes da Ursa Maior são “the Plough” (tipo “o Arado”), “the Saucepan” (“a Caçarola”), “the Great Wagon” (“a Grande Carroça”) etc.

Ursa Menor: O grupo de estrelas que forma a Ursa Menor é conhecido como Pequeno Carro. A constelação também é conhecida em inglês como “Little Bear” (tipo “Ursinha”), e o grupo de estrelas, conhecido como Pequeno Carro, é crucial para a navegação, já que a última estrela deste grupo é a Estrela do Norte.

Orion: Orion, também conhecido em inglês como “Hunter” (caçador), leva esse nome porque a constelação se assemelha a um caçador segurando o arco. Três estrelas brilhantes formam o Cinturão de Orion, (conhecidas como as Três Marias – já ouviu falar né?), e as cinco restantes formam a cabeça, os ombros e os pés dos caçadores. Esta é uma das constelações mais fáceis de encontrar no hemisfério Norte e você provavelmente já viu.

Estrela do Norte (Polaris). Imagem: https://www.cienciaviva.pt/

Encontrando a Estrela do Norte

A Estrela do Norte tem sido uma das ajudas mais confiáveis para as pessoas encontrarem direções ao viajarem por todo o mundo. Também conhecida como Polaris, a estrela está localizada logo acima do Polo Norte da Terra e não muda sua posição. Com base na visibilidade de diferentes constelações, os marinheiros costumam encontrar a Estrela do Norte de maneiras diferentes.

O Pequeno Carro: conhecido em inglês como “The Little Dipper”, o Pequeno Carro não é uma constelação brilhante, ao contrário do Grande Carro. Portanto, durante a navegação, os marinheiros sempre faziam questão de não os confundir. Como a Estrela do Norte está localizada na extremidade do Pequeno Carro, os viajantes costumam tentar encontrar essa constelação para localizar a Polaris.

O Grande Carro: Encontrar o Grande Carro, conhecido em inglês como “The Big Dipper”, costuma ser considerada a maneira mais rápida de localizar a Estrela do Norte. Para localizar a Polaris precisa encontrar o Grande Carro e as duas estrelas que formam a parte frontal da alça, as estrelas Dubne e Merak. Se alguém seguir a linha que se estende dessas duas estrelas até a ponta da “vasilha”, irá localizar a Estrela do Norte, pois ela é cinco vezes a distância entre Dubne e Merak.

A Cassiopeia: o Grande Carro é encontrado mais abaixo no céu do Norte e geralmente está escondido pelo horizonte. Portanto, as pessoas costumam usar a Cassiopeia para encontrar a Polaris, uma vez que ela está localizada em frente à Estrela do Norte do Grande Carro.

Constelação Cruzeiro do Sul.I magem: Mundo Educação

Encontrando o Cruzeiro do Sul

A Polaris é visível apenas do hemisfério Norte. Portanto, quando as pessoas viajam em direção ao sul do Equador, elas localizam o Cruzeiro do Sul para determinar sua direção. O Cruzeiro do Sul é encontrado no ponto mais alto do céu noturno no hemisfério Sul durante todo o ano, e é utilizando-o que os marinheiros calculam a direção da viagem.

Encontre as duas direções restantes

Se você encontrou a Estrela do Norte no hemisfério Norte para o Cruzeiro do Sul no hemisfério Sul, é fácil encontrar as duas direções restantes. Se você estiver voltado para o norte, seu braço direito aponta para o lado leste e o braço esquerdo aponta para o lado oeste e vice-versa. Usar essas formas têm sido muito eficazes para encontrar direção à noite.