Lugares & Destinos

Gêiseres: um fenômeno natural incrível que ainda não entendemos

Os gêiseres são fenômenos naturais que não entendemos muito bem. Eles acontecem quando a água quente e o vapor do subsolo, chamado energia geotérmica, sobem à superfície e, ao atingi-la, esses gases formam uma coluna de água fervente que pode ter centenas ou mesmo milhares de metros de altura.

A água é aquecida de duas maneiras: pelo contato com as rochas abaixo e pelo calor emitido por elementos radioativos, como o urânio, encontrados dentro da crosta terrestre. Os gêiseres existem apenas onde a atividade vulcânica criou uma maneira desses gases escaparem para o nível do solo.

Sabia que a palavra “gêiser” vem de uma palavra islandesa que significa “jorrar”? Bem, não existe apenas um, mas muitos tipos diferentes deles, enquanto alguns entram em erupção regularmente, a atividade de outros pode ocorrer em intervalos de horas ou anos. Ficou curioso? Então você terá sucesso se viajar para lugares como Islândia e Nova Zelândia, pois são frequentemente encontrados onde a atividade vulcânica é prevista.

É importante saber que existem pontos quentes geotérmicos em todo o mundo, mas apenas alguns abrigam gêiseres, como o Parque Nacional de Yellowstone em Wyoming, Estados Unidos, o Waimangu Geyser’s Field na Nova Zelândia e o Great Geysir em Haukadalur, Islândia. Já agendou a sua visita?

Os principais gêiseres do mundo

1 – Parque Nacional de Yellowstone em Wyoming, Estados Unidos

Este parque foi o lar de muitos gêiseres por causa da atividade vulcânica durante a última grande erupção há 640.000 anos, sendo um dos três únicos lugares na Terra onde uma caldeira inteira (uma bacia baixa geralmente causada por um vulcão) foi preservada. Os outros dois estão em Kamchatka e Nova Guiné.

O gêiser Old Faithful, que entra em erupção a cada 35 a 120 minutos com uma altura média de 52 metros, é nomeado por sua regularidade e previsibilidade. Outro famoso gêiser no Parque Nacional de Yellowstone é o Grand Geysir, um ciclo de erupção raro e imprevisível que dura de alguns minutos a seis horas.

2 – Waimangu Geyser’s Field, Nova Zelândia

Os gêiseres de Waimangu estão localizados nas encostas do Monte Tarawera, que foi criado por uma erupção vulcânica que aconteceu há mais de 1.400 anos. Acredita-se que esta área tenha abrigado algumas das temperaturas mais quentes já registradas na Terra: cerca de 87 graus Celsius.

Esses gêiseres abrigam uma caverna geotérmica com saídas de vapor e pontos de lama fervente aquecidos pelo magma abaixo.

3 – Great Geysir em Haukadalur, Islândia

O gêiser Old Faithful no Parque Nacional de Yellowstone pode ser o mais famoso, mas o Great Geysir é considerado “o primeiro gêiser verdadeiro já visto”. Ele foi descoberto por um fazendeiro chamado Jon Gnupsson e seu filho Þorvaldur, que o desenterrou enquanto cavava um poço novo.

O Great Geysir entra em erupção a cada cinco a dez minutos e pode atingir até 60 metros, além de ser o lar de outros gêiseres e fontes termais como o gêiser Strokkur, que brota água fervente 30 ou mais vezes por hora. Como mencionado anteriormente, o nome gêiser vem de uma palavra islandesa que significa “jorrar”, daí a crença de que o Great Geysir deu origem a esta palavra.

4 – The Maar Geyser, Eifel

Estes gêiseres abrigam mais de 40 fontes termais e 12 tipos diferentes de fumarolas! Eles foram criados por uma erupção vulcânica que aconteceu há 5.000 anos perto do que é hoje a cidade de Kall, na Alemanha. Uma característica interessante desta área é um lago que foi criado por uma erupção vulcânica. Legal, né?

Chamado de lago Maar, ele pode ser encontrado no topo de uma fumarola aberta, onde é aquecido a temperaturas de ebulição (105 graus Celsius!) em seu ponto mais quente.

O maior gêiser nesta área, o “Maare Geiserfeld”, cobre mais de 68 hectares e estima-se que suas erupções podem atingir alturas de até 180 metros.

Concluindo

Ainda não temos certeza do que acontece com esses gêiseres, mas não podemos deixar de ficar empolgados com o fato de que isso ainda não foi resolvido definitivamente. Existem tantas possibilidades para esses grandes e misteriosos buracos no solo, vá que eles sirvam como reservatórios de água? Ou talvez emitam hidrocarbonetos ou gás metano? Bem, ainda não sabemos, mas esperamos descobrir logo, né?

É incrível que ainda existam fenômenos naturais neste planeta sobre os quais a mente humana pode apenas especular. Isso só mostra que ainda existem muitos mistérios a desvendar!