Ciência & Tecnologia

Daltonismo: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas neste planeta acham que o daltonismo é o que chamamos de cegueira aguda ou a incapacidade de ver o mundo através dos olhos. Mas isso é verdade? Claro que não!

O daltonismo é um problema ocular que impede as pessoas de ver as cores do espectro adequadamente. Isso pode ser o resultado da ausência ou disfunção de fotorreceptores dos olhos, também conhecidos como cones. Uma vez que esses cones são responsáveis por nos ajudar a ver as cores do arco-íris de maneira adequada, não os ter ou tê-los com defeito pode impossibilitar a visualização correta das cores. Por exemplo: se você não consegue ver o azul como azul, mas pode vê-lo como amarelo, é bem provável que você tenha daltonismo.

Vamos descobrir mais sobre isso à medida que lemos?

O que causa?

Já explicamos como a perda ou disfunção de seus fotorreceptores pode levar ao daltonismo. Mas, em muitos casos, também pode ser devido a fatores genéticos. Sim, exatamente! Então, se você tem alguns membros de sua família que não conseguem perceber as cores da maneira certa, você também pode ser suscetível a esse problema. Alguns podem até nascer com isso, mas pode aparecer apenas nas fases mais tardias da vida. Por fim, também pode ocorrer durante a velhice, quando as pessoas desenvolvem certas doenças oculares, como por exemplo uma bem comum, a catarata. Sendo assim,  para pessoas que podem ter problemas oculares na vida, também existe a probabilidade de sofrer de daltonismo mais tarde.

O diagnóstico pode ser feito com o Teste de visão de cores de Ishihara, através de uma sequência de diversos círculos, com diferentes cores, tamanhos e brilhos, com números subscritos.  Pessoas com daltonismo não conseguem enxergar os números que constam nos círculos.
Fonte: visaoparaofuturo.com.br

Quais são os sinais e sintomas disso?

Os sinais e sintomas em muitas pessoas daltônicas podem variar de maneira diferente com base em diversos fatores. Para as pessoas que já viram as cores da maneira correta, eliminar esses sinais e sintomas pode ser muito fácil. No entanto, aqueles que sofrem com esse problema desde o nascimento podem não entender isso até uma certa idade avançada.

Muitas pessoas daltônicas nem mesmo percebem que existem cores diferentes até que entrem em uma discussão sobre o assunto com outras pessoas. No entanto, o tipo mais comum de sinal seria para analisar a mudança nas cores, como por exemplo, você notando que irá começar a ver sua caixa de lápis favorita, que antes era azul, do nada ficar na cor verde.

No entanto, veja como identificar essa condição com precisão:

1 – Se você enfrentar dificuldade em diferenciar entre diversas cores.

2 – Se você vir cores específicas como muito brilhantes.

3 – Se você achar difícil diferenciar entre os diferentes tons apropriadamente.

Quem pode ser o grupo de maior risco dessa condição?

A maioria das pessoas que sofre de daltonismo enfrenta esse problema desde o início. Isso significa que é uma deficiência congênita que geralmente é transmitida de geração em geração. No entanto, com alguns medicamentos, crises, acidentes ou ferimentos, você pode ver um aumento gradual dessa condição com o tempo.

Geralmente, homens e pessoas brancas são os mais suscetíveis a esse risco. No entanto, se você tiver membros da família que são daltônicos, também poderá enfrentar esse problema nas etapas futuras da vida. Além disso, pessoas que tomam certos tipos de medicamentos para limpar a visão também podem correr o risco de se tornarem daltônicas com o tempo. Também, pessoas com diabetes e Alzheimer apresentam alto risco para isso.

Tipos de daltonismo: Um daltônico não é capaz de enxergar, dependendo do tipo de daltonismo, as cores verde, vermelho ou azul. Em alguns casos raros,  nenhuma cor é capturada pelo olho humano o que é conhecido como acromatia ou monocromia.
Fonte: visaoparaofuturo.com.br

O daltonismo também pode causar outros problemas de saúde?

Não, geralmente, o daltonismo não leva a outros problemas de saúde. No entanto, pode começar a afetar seus olhos, tornando-os mais fracos. Na maioria dos casos, as pessoas que têm um problema em ver as cores vermelho e verde não enfrentam cegueira total das cores. No entanto, outros podem ter um risco um pouco maior de desenvolver isso. As outras formas raras de daltonismo podem levar a vários problemas de visão que variam de pessoa para pessoa. Mas se você enfrentar qualquer problema, é melhor consultar um oftalmologista que pode lhe ajudar imediatamente.

Pode ser tratado?

Infelizmente, não existe tratamento para o daltonismo e não há cura para a maioria dos tipos de dificuldades de visão. No entanto, se estiver relacionado a uma doença ocular específica ou a alguns medicamentos, os médicos podem lhe ajudar. Se você acha que um medicamento em particular está causando seus problemas de visão, pare de consumi-lo e procure a ajuda de um especialista. Certamente você estará se ajudando e isso lhe trará bons resultados.