Lá na época que você estudava na escola, com certeza foi lhe ensinado que o cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. E por que não, né? Afinal, ele produz cada experiência, sentimento, memória e ação em nossas vidas. Essa massa de tecido gelatinosa pesa cerca de 1,400 kg, e contém cem bilhões de neurônios (células nervosas). Não é de admirar que o volume do cérebro seja de 1.500 cc (centímetros cúbicos). Você sabia que ao longo de sete milhões de anos, nosso cérebro cresceu três vezes o tamanho que costumava ser? Isso é verdade, mas determinar suas mudanças ao longo do tempo pode ser uma tarefa complicada. Afinal, não os possuímos desde os tempos antigos para pesar em nossas balanças. Recentemente, alguns pesquisadores acumularam evidências para mostrar que a extinção de animais maiores contribuiu para o tamanho maior do nosso cérebro.
Juntamente com esta informação convincente, há também outros fatos sobreo cérebro humano que vieram à tona. Você está curioso para saber sobre a unidade de controle do nosso corpo, o repositório de nossas emoções e memórias? Se sim, continue com a leitura e surpreenda-se.
A extinção de animais maiores aumentou o volume do cérebro
Há evidências infalíveis de que os humanos foram os principais contribuintes para a extinção de animais gigantes, por volta de 10.000 a.C. Apesar da ausência de uma explicação unificada sobre os fenômenos pré-históricos dos humanos, as evidências apontam para algo emocionante. Os pesquisadores opinam que durante todo o processo de evolução, um dos predadores principais foram os humanos. Então, nossos antepassados se especializaram em caças maiores, significando que cerca de 2,6 milhões de anos atrás, os humanos caçavam gigantescos mamíferos terrestres que poderiam pesar entre 200 e 300 kg. No entanto, a caça excessiva levou à extinção desses mamíferos e, assim, o tamanho da caça foi reduzido. Caçar os animais velozes e pequenos obrigou os humanos a projetar coisas ousadas e inteligentes. Como consequência, o cérebro humano aumentou em volume. Você sabia que o cérebro de um homem adulto médio tem cerca de 1.336 gramas? Já o cérebro de uma mulher adulta pesa cerca de 1.198 gramas. Interessante fato sobre o cérebro humano, não é mesmo?
Possui um alto teor de gordura e água
Nosso esquema cerebral contém o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico (ou cerebral), contendo também 60% de gordura e muita água. O cérebro humano de hoje em dia é globular, ao contrário dos primeiros hominídeos. Este órgão é feito de tecidos moles que incluem matéria branca e cinzenta. Com numerosos e pequenos vasos sanguíneos, não-neurônios e células nervosas, o cérebro é uma parte crucial e potente do nosso corpo.
Não sente dor
Imagine realizar cirurgias em pacientes bem acordados. Um importante neurologista explicou que o cérebro pode ter vasos sanguíneos e revestimentos, mas de alguma forma não sente dor. Estes vasos sanguíneos podem conter os receptores de dor, mas se você perguntar se o cérebro sente, a resposta é nadinha.
O cérebro ganancioso
Nosso cérebro é responsável por 3% do peso total do corpo, com 30% do sangue bombeado pelo coração. Mas você sabia que eles podem ficar verdes de ciúmes? Imagine que seu cérebro seja uma criança exigente e mimada que também é eficiente e inteligente ao mesmo tempo. Pois é, isso mesmo!
Usando o seu todo na maioria das vezes
O que você acha, usamos ou não a maior parte do cérebro o tempo todo? Usamos sim! Nosso cérebro está sempre trabalhando para sonhar, se mover, pensar, processar e sentir. Até mesmo quando pulamos na cama para ter uma boa noite de sono, este senhor órgão está trabalhando duro. Isso soa fascinante, não é mesmo?
Sua transformação vem com a idade
Você sabia que nossos cérebros encolhem, perdendo neurônios gradualmente? Não? Bem, essa é uma dura realidade. O hipocampo e o lobo frontal regulam os processos cognitivos, essas duas regiões fundamentais do cérebro ajudam na recuperação e na formação da memória.
É tudo sobre a massa cinzenta
Quando falamos de cérebros, falamos de “matéria cinzenta”. Você sabia que ele pode “baixar” informações diretamente? Acredite ou não, isso é verdade. Sem dúvida, nosso cérebro é de fato a parte mamífera mais distinta de tudo, que pode se aprimorar com toda essa gama de pesquisas e tecnologias modernas. Exercitar este órgão incrível que todo mundo tem o privilégio de ter, é sempre vantajoso para nós mesmos.