Por falar em animais curiosos, as capivaras são os animais mais bizarros que você já viu. Podendo ter uma aparência esquisita, esses mamíferos são os maiores roedores do mundo e nativos da América do Sul. As capivaras são criaturas sociáveis que parecem porquinhos-da-índia bem grandes. Suas narinas, orelhas e olhos estão no alto da cabeça, e seus pés são parcialmente unidos com uma membrana. Todas essas características físicas as tornam adequadas para o habitat úmido em que sobrevivem. Com o passar dos anos, tendo sido caçadas por conta do seu couro e carne, essa população peculiar de mamíferos diminuiu. Mas elas são a sensação da Internet! Você sabia que elas têm a fama de ir atrás de um cocô à base de plantas? Parece nojento? Bem, você pode amá-las, odiá-las, mas esse “pufe da natureza” é algo que você não pode ignorar. Vamos descobrir alguns fatos fascinantes sobre esse mamífero, e também descobrir a razão pela qual eles são chamados de “pufe da natureza”.
1 – Repertório vocal peculiar
Este mamífero fofo é um animal bastante vocal. Uma capivara gosta de se expressar e, portanto, faz todos os tipos de ruídos. Lembre-se de que cada ronronar, gargalhar, assobiar, gemer, grunhir, bater de dentes e latir tem uma diferença harmônica. Cada som que elas fazem carrega um significado importante, como alguns podem significar pistas do ambiente para alertar os membros do grupo sobre um perigo iminente.
2 – Os dentes que nunca param de crescer
As capivaras têm dentes que sofrem desgastes e rompimentos constantes. Você deve estar pensando por quê, né? Bem, elas usam seus incisivos em formato de cinzel para comer gramíneas e plantas aquáticas. Consequentemente, seus molares continuam a crescer para mastigar as verduras e moer as cascas e a graminha.
3 – Animais sociáveis e vivem em grupos
As capivaras vivem entre seus grandes bandos e se misturam facilmente com outros animais selvagens. Eles são muito sociáveis e alegres. É por esta razão que os pássaros se acomodam neles enquanto se alimentam de insetos. É um prazer observar como esses queridos mamíferos compartilham uma relação simbiótica com o suiriri-cavaleiro e outros animais. Algumas criaturas selvagens chegam a viajar com esses roedores e pegam os insetos que ficam presos neles.
4 – Entusiastas comedoras de cocô
As capivaras comem seu cocô e são, portanto, coprofágicas. Elas participam todas as manhãs desta prática, se alimentando da flora bacteriana e obtêm o máximo de nutrição. Parece muito nojento, né? As gramíneas que elas consomem são difíceis de digerir, mas seus corpos têm outra chance para fazer isso com todo o sistema de comer cocô. Quer saber qual oportunidade o corpo tem? Bem, elas conseguem absorver melhor a refeição fibrosa do dia anterior.
5 – Agem como a mobília do reino animal
As capivaras são frequentemente chamadas, em inglês, de “moving chairs” (tipo “cadeiras móveis”) ou “nature’s ottoman” (como “pufe da natureza”) porque essas criaturas super amigáveis nunca recusam um pedido de carona solicitado por outros animais. Todos, coelhos, macacos, o que você imaginar, e às vezes até outras capivaras mesmo, se deitam, se empoleiram e se sentam neste roedor muito prestativo.
6 – Ágil na terra, mas dorme na água
Capivaras são criaturas interessantes, não é mesmo? Afinal, quem adormece na água enquanto mantém o nariz na margem ou tira belos cochilos ao longo de pântanos, manguezais e rios? Ah, por favor né, o sol escaldante da Amazônia merece toda a culpa. Ainda não encontramos um bichinho tão singular quanto as capivaras que dormem na água, mas correm como cavalos na terra. Eles podem atingir a velocidade de 35 quilômetros por hora, pois conhecem muito bem o caminho pelo terreno.
7 – São comedoras de plantas
Além do cocô, as capivaras adoram se fartar de plantas aquáticas, frutas, cascas de árvores, e praticamente tudo que não seja carne. Sua dieta muda com as estações, porém, elas têm um apetite enorme. Você acredita que elas consomem de 2,7 a 3,6 quilos de comida por dia? Quando o período de seca continua, elas se empanturram de abóboras, melões, grãos e juncos. Para evitar predadores perigosos, elas comem ao entardecer ou ao amanhecer.
Os queridinhos de 60 cm de altura são tudo que você precisa em um dia ruim
Este mamífero pode ser o rei dos roedores, e é o maior com cerca de 60 cm de altura. Sem cauda e um corpo em forma de barril, eles são muito fofinhos. Amamos como este animal de baixa estatura tem muitas características humanas. Por exemplo, as mamães capivaras mantêm os olhares atentos sobre os bebês e os amamentam. Queridinhas! Esses roedores adoram defender seu habitat e são incrivelmente comunicativos. Ai, dá até vontade de encher esses queridinhos de beijos e abraços, né?