Ciência & Tecnologia

8 fatos curiosos que você gostaria de saber sobre os astronautas

Visitar o espaço talvez seja um dos nossos sonhos mais temíveis. Imagine só, flutuar em uma piscina de nada e viver o extraordinário deve ser um sentimento totalmente novo, porém, basta conversar com um astronauta para entender o quão desafiador isso pode ser. Ao contrário de outros sonhos, este provoca muita agitação.

Obviamente, a vida desses astronautas é uma experiência exaustiva, pois ficar sem ver sua família por anos e oscilar entre a vida e a morte não é moleza.

Aqui estão oito fatos chocantes sobre os astronautas que irão expor a você a realidade do nosso espaço fascinante!

1 – Urinar no vaso é uma experiência diferente

Urinar no espaço não é nada parecido como fazer na terra. Não existem equipamentos modernos para descarregar os resíduos com água e uma pia para a higiene. Durante expedições curtas, os astronautas usam fraldas para urinar e, para viagens mais longas, existem banheiros especiais que funcionam em gravidade zero. Assim, toda a urina é absorvida por um equipamento absorvente que atua com a mesma potência de um aspirador de pó, esses aparelhos poderosos limpam tudo que os rodeia.

Karen Nyberg lava os cabelos no espaço (Foto: Reprodução/YouTube)

2 – Tomar um banho também é um desafio

Além de urinar de uma maneira totalmente desconfortável, os astronautas também estão proibidos de tomar longos banhos quentes. Sabemos que toda a água que esses astronautas usam no espaço vem da terra, portanto, eles devem se certificar de que usem esse recurso precioso com muito cuidado para fazer a limpeza diária. Então, em vez de mergulhar em um banho de água quente, eles têm que usar um pano úmido para ensaboar o corpo. Imagine tomar banho assim por meses! Pelo menos economiza água, né?

3 – Os impactos da viagem à saúde são graves

Depois de uma longa jornada no espaço, os astronautas se encontram em um estado de saúde terrivelmente exaustivo. Muitas vezes, seu rosto fica inchado com todo o líquido subindo em seu corpo e isso acontece em tudo o que flutua no espaço. Eles também sofrem a perda de massa muscular devido à gravidade e, além disso, podem sofrer perda de densidade óssea. Por fim, os astronautas também têm dificuldade para andar e realizar atividades cotidianas que são inexistentes no espaço por muito tempo.

Astronauta da ESA Luca Parmitano na ISS em 2013 com alguns pacotes de alimentos – Imagem: NASA

4 – A comida também não é comum

Os deliciosos cheeseburgers e as batatas fritas não são algo que irá encontrar no espaço. Lá, você terá que desistir de todas essas refeições refinadas para se contentar com alimentos líquidos. Assim, você pode consumir sal, pimenta e outros alimentos na forma líquida enquanto sobreviver no espaço, é isso que todos os seus astronautas preferidos precisam fazer para ter sucesso por lá. Portanto, alimentos sólidos são estritamente proibidos.

5 – Suas unhas bem cuidadas vão cair

Os astronautas precisam passar por muita coisa para fazer uma expedição bem-sucedida no espaço. Durante esse tempo, o peso dessas luvas espaciais gigantes também afeta diretamente as unhas, assim, elas caem devido à forte pressão que atinge suas pontas. É por isso que eles têm que cortar suas unhas tão pequenas quanto possível para ter um pouco de conforto quando viajam no espaço usando essas luvas espaciais pesadas.

6 – O treinamento de caminhada espacial ocorre debaixo d’água

Os astronautas começam seu treinamento de caminhada espacial no mundo subaquático. Isso acontece porque há gravidade mínima embaixo d’água e a pessoa tem que flutuar. Tal situação é semelhante à que eles enfrentam no espaço e é por isso que esse treinamento é adequado para todos que desejam passar por essa experiência.

7 – A gravidade é horrível

A maioria das pessoas tenta imaginar como é a ideia de flutuar no espaço, talvez pensando que seja uma forma emocionante de se divertir, porém, a realidade é um tanto quanto diferente. Com todas as consequências para a saúde e as questões para urinar, os astronautas odeiam a ideia da gravidade e, se você experimentar, com certeza irá odiar também.

Imagem: https://sservi.nasa.gov/

8 – Eles dormem com cintos afivelados


Devido à gravidade zero no espaço, os astronautas, caso dormissem em camas, saíram flutuando pela nave, e concordamos que não seria nada agradável acordar assim, não é mesmo? Por isso, eles precisam ser “amarrados”, presos com cintos em seus locais de descanso.

Concluindo

Embora os astronautas se encontrem travando uma batalha difícil no espaço, não há dúvida de que essa experiência sempre vale a pena. Então, se você quer ser um astronauta, não se intimide, é uma experiência incrível para a vida toda. Boa sorte!