A Lua é o maior e mais brilhante objeto do céu. Depois da Terra, lá é o único lugar onde os humanos colocaram seus pés. É um corpo de superfície sólida e rochosa que se forma a partir das crateras e poços de impactos. Há muitas coisas com as quais não estamos familiarizados sobre a lua. Além de serem rochas mortas, as luas podem fazer música e ser letais.
Neste artigo, revelaremos alguns fatos, não muito divulgados, sobre a Lua.
1 – A Lua está cheia de lixo: é a tendência humana de deixar lixo em todos os lugares que costuma causar esse tipo de coisa. Cerca de 200 toneladas de lixo foram registradas na Lua. Os astronautas que passam por lá são os principais responsáveis pelos resíduos que ficam no local. Esse lixo encontrado inclui foguetes, bolas de golfe, câmeras, satélites, equipamentos robóticos, mochilas e lixo como ramos de oliveira e sobras de kits de coleta de urina. O lixo pesa quase mais de 181 toneladas. As cinzas de pessoas mortas também são encontradas por lá. Que coisa, hein!
2 – A superfície da Lua é escura: embora a Lua pareça ser o elemento mais brilhante, ela tem uma superfície escura com enormes manchas pretas. Devido à sua influência gravitacional, ela produz as marés fazendo com que pareça mais brilhante no céu noturno. O lado da Lua voltado para a Terra parece mais escuro quando está entre a Terra e o Sol, que é conhecido como a “lua nova”.
3 – A Lua reflete as ondas da galáxia: os astrônomos descobriram que ondas de rádio de galáxias além da luz do sol são responsáveis por rebater na superfície lunar. Foi facilmente calculado sobre a quantidade de luz da Via Láctea que pode refletir na Lua.
4 – Um dia, pode ser possível que a Lua desapareça: em uma média de cerca de 4 centímetros por ano, a Lua está se movendo para longe da Terra. Dizem que depois de alguns anos, ela irá se mover para mais longe da Terra e pode haver chances de que a Lua desapareça completamente. A rotação da Terra fica mais lenta por causa do arrasto exercido pela gravidade lunar.
5 – A poeira lunar é mortal: Ao visitar a Lua, os turistas enfrentam muitas dificuldades devido à poeira que encontram por lá. Como há falta de oxigênio, também se torna um problema, no caso de poeira, para a NASA, pois a mesma pode facilmente aderir aos sapatos junto com o traje. Dizem que ela é super tóxica e a respiração por lá pode ser muito terrível. A pesquisa mostrou que cerca de 90% das células cerebrais e dos pulmões podem ser danificadas por apenas uma única colher de poeira lunar.
6 – Há tremores na Lua: A influência gravitacional da Terra pode causar esses “lunamotos”. Eles são mais fracos que os terremotos e podem durar até meia hora. 11.000 terremotos lunares ocorreram cerca de 900 a 1.200 quilômetros abaixo da superfície lunar, sendo registrado pela missão Apollo. Um único “lunamoto” pode resultar em uma superfície lunar sendo atingida por rochas sobressalentes.
7 – A Lua mostra à Terra a mesma face: a Lua está sempre em rotação síncrona com a Terra. Sua superfície é coberta por manchas escuras que preenchem os espaços entre as crateras de impacto proeminentes e as montanhas de crostas brilhantes. A velocidade de rotação da Lua é travada ordenadamente para sincronizá-la com a da Terra, sendo assim, essa é a principal razão pela qual a Lua continua apontando a mesma face para nós.
8 – A Lua tem seu fuso horário: o tempo medido na Lua é considerado o “lunar standard time” (tipo “horário lunar padrão”). Lá, ele é medido de forma diferente, sendo que doze dias na Lua equivalem a um ano na Terra. Este calendário foi iniciado após a visita de Neil Armstrong, e os outros dias restantes receberam nomes depois que outros astronautas caminharam por lá.
Concluindo
A Lua pode atuar como um holofote no céu, e pode facilmente chamar a atenção, o que é o mais importante, né? Esses satélites fascinantes têm vida própria, e existem várias habilidades e características únicas da Lua que valem a pena ser apreciadas. Na sua opinião, qual a que mais lhe surpreendeu?