Aleatórios

7 fatos sobre Cleópatra, o último faraó do Egito Antigo

ultimo faraó do egito antigo cleopatra

Se pedirmos às pessoas para citar alguns dos faraós mais importantes do Egito Antigo, certamente haverá uma disputa entre Tutancâmon e Cleópatra. Honestamente, essa seria uma resposta inteligente, porque ambos foram poderosos o suficiente para serem lembrados dessa maneira. Sim, Cleópatra foi o último faraó do Egito Antigo e talvez um dos governantes mais bem-sucedidos de seu tempo. Durante seu reinado, ela garantiu que o Egito visse imensa prosperidade e empoderamento das mulheres. Mas há muito mais que faz dela quem ela é hoje para todos nós. Continue com a leitura e saiba mais curiosidades sobre Cleopatra.

1 – Não era egípcia

Embora Cleópatra tenha nascido no Egito, suas origens familiares vieram da Macedônia, Grécia. Apesar de ser egípcia, ela estava tão preparada e munida de tudo que rapidamente se tornou faraó por lá. Cleópatra tinha um talento especial para tornar o Egito próspero que raramente fazia as pessoas pensarem que ela não pertencia àquele lugar. É por isso que as pessoas a amavam. Ela também conhecia bem a língua egípcia, que era bastante difícil de entender naquela época.

2 – Sua beleza não era tudo

A maioria das pessoas pensa que Cleópatra era só bonita e nada mais, mas isso não é verdade. Sim, Cleópatra era atraente o suficiente para encantar a todos naquela época, os homens eram fascinados por sua beleza e carisma e sonhavam em estar com ela. Porém, ela também possuía muitas outras qualidades que a tornaram quem ela era. Entre todos, Cleópatra era bastante intelectual e tão inteligente que era difícil enganá-la.

3 – Sabia nove línguas

Você já ouviu falar de alguém que conhece quase nove idiomas? Bem, isso é mesmo uma grande coisa. Todos nós sabemos como é difícil lembrar de um único idioma e interpretá-lo corretamente, mas Cleópatra foi a mulher capaz desta proeza, aprendendo rapidamente nove idiomas. Isso também a ajudou a encantar pessoas de outros países e ascender ao trono. Sírio, árabe, egípcio, meda, parta e latim eram algumas das principais línguas.

ultimo farao do egito cleopatra
Imagem: https://www.biography.com/
4 – Cleópatra e Marco Antônio tinham um clube de bebidas

Se você achava que não havia mulheres extraordinárias o suficiente durante a era egípcia, Cleópatra de Júlio Cesar foi um exemplo para provar que está errado. Com seu caso romano, Marco Antônio, Cleópatra decidiu criar um clube de bebidas onde as pessoas pudessem se divertir em grupos e se deliciar com vinho, além de festas noturnas e música. Esses membros também gostavam de jogos de azar e outras distrações emocionantes. Pregar peças nos moradores também era uma maneira de adicionar mais diversão à noite. Não é à toa que amamos Cleópatra, né?

5 – Ela era fruto de um incesto

Naquela época, muitas dinastias tinham essa tradição de casar dentro da família, na dinastia ptolomaica, de Ptolomeu XIII, não era diferente, isso era predominante. Sendo assim, Cleópatra era fruto de um incesto e também acabou se casando com seu irmão. Portanto, é provável que seus pais e outros primos tenham se casado da mesma maneira.

6 – Sede pelo trono

Cleópatra era conhecida por usar o amor para obter poder. Ela usou sua impressionante beleza e inteligência para atrair vários reis, se casar com eles e claro, ascender ao trono e fica na história como último faraó do Egito Antigo. Seu principal objetivo sempre foi chegar ao trono e levar o Egito ao topo. Por esta razão, os homens continuavam à espreita ao seu redor, e ela os usava para aproveitar ao máximo seu poder sempre que podia. Esta é também a razão exata pela qual o Egito estava no auge de sua prosperidade durante seu reinado.

o ultimo faraó do egito antigo cleopatra
Imagem: https://www.rfi.fr/
7 – Sua morte ainda é um mistério

Acredita-se que Cleópatra se suicidou em 30 a.C porque não queria cair sob a dinastia Otaviana. Mas ainda há muitas especulações sobre sua morte. A maioria das pessoas sugere que ela pode ter morrido por conta da picada de uma víbora, porém outras fontes afirmam que ela poderia ter sido assassinada. Embora vários pesquisadores tenham realizado experimentos para descobrir o que aconteceu de verdade, o primeiro é um motivo mais convincente, tanto que as pessoas acreditam nisso até hoje.

Concluindo

Cleópatra, sem dúvida, foi a melhor de seu tempo e foi muito importante como último faraó do Egito. Ainda hoje, as pessoas usam seu nome como exemplo para definir prosperidade, beleza e excelência. E então, qual a sua opinião?