Ciência & Tecnologia

Recordes científicos quebrados em 2020

2020 foi um ano atípico em muitos aspectos para as pessoas em todo o mundo. Entre eles, alguns não são motivo de alegria, enquanto outros farão você querer saber mais. Neste ano foram feitas várias descobertas científicas que quebraram recordes e fizeram história. Se alguns ganhassem o título de “mais velho”, o outro era denominado “o maior”.

Entendemos a sua empolgação para aprender mais sobre eles, por isso trouxemos este artigo para você. Listamos abaixo alguns recordes científicos que foram quebrados no ano de 2020. Então, sem perder mais tempo, vamos dar uma olhadinha neles?

Sifonóforo. Imagem: divulgação internet

1 – O animal mais comprido a ser encontrado até o momento

Um grupo de pesquisadores, ao explorar os cânions em alto-mar da costa australiana, descobriu uma criatura fibrosa e super comprida que, na opinião deles, é o maior animal encontrado até hoje. O ser vivo, conhecido como sifonóforo, tem 45 metros de comprimento! Um estudo aprofundado revelou que isso consistia em criaturas, de tamanho menor, denominadas zooides. Esses animais ficam interligados a outros zooides, mas, por outro lado, têm suas próprias vidas, porém eles funcionam coletivamente para o animal maior. Incrível, né?

 Carapaça da tartaruga, com 2,4 metros de comprimento 1 tonelada. Fonte: Pesquisa FAPESP

2 – A maior tartaruga que já existiu

Parece que as tartarugas estão cansadas de serem consideradas apenas o animal que vive por mais tempo e, portanto, uma delas ganhou um novo título por ser a maior. De acordo com uma descoberta recente, essa tartaruga viveu há quase 8 milhões de anos e foi rotulada como a maior que já existiu, porque seu casco media cerca de 2,40 metros. Gigante, né? Ela pertencia à espécie Stupendemys geographicus, que agora se extinguiu e vivia no norte da América do Sul.

Meteorito Murchison – Foto: Tim Heitz

3 – O material mais antigo da Terra

O título de material mais antigo descoberto na Terra foi dado para a poeira estelar encontrada em um meteorito gigantesco que atingiu o mundo há cerca de 50 anos. De acordo com as pesquisas, a poeira é mais velha que o sol e pousou neste planeta com o meteorito Murchison na Austrália em 1969. Tornou-se então o material mais antigo a ser encontrado na Terra.

Pássaro fuselo

4 – O voo mais longo de um pássaro

No dia 16 de setembro de 2020, um fuselo macho quebrou o recorde do voo mais longo sem fazer nenhuma parada. Este pássaro cor de ferrugem, também conhecido como chalreta, é barulhento e tem um bico longo. Seu termo científico é Limosa lapponica, e ela começou sua jornada do sudoeste do Alasca e viajou sem escalas até seu destino por 11 dias, que por acaso foi a Nova Zelândia. O fuselo cobriu uma distância de quase 12.200 quilômetros! Uau, que percurso hein!

Imagem: divulgação internet

5 – A foto de exposição mais longa

O que parecia ser um caso de esquecimento, uma estudante da Universidade de Hertfordshire capturou a foto de exposição mais extensa já feita na história. Foi a transição cotidiana do sol no céu desde o ano de 2012. Regina Valkenborgh instalou uma câmera pinhole no telescópio do Observatório de Bayfordbury da universidade, mas se esqueceu completamente disso. Segundo relatos, Valkenborgh ficou surpresa ao ver que a câmera tinha sobrevivido tanto tempo. Consequentemente, a fotografia apresentou os 2.953 arcos de luz do sol conforme ele nascia e se punha. Incrível!

Imagem: divulgação internet

6 – Os gêmeos idênticos mais antigos

Os restos mortais de dois bebês, que mais tarde foram provados serem gêmeos idênticos, foram considerados a variedade mais antiga de seu tipo no planeta. Os gêmeos foram encontrados em um túmulo de 31.000 anos no sítio arqueológico Krems-Wachtberg, na Áustria. Após os testes de DNA, foi concluído que um dos dois morreu logo após o nascimento, enquanto o outro viveu por quase 50 dias. Os testes também confirmaram que outro conjunto de restos mortais descobertos em um cemitério próximo pode pertencer ao primo deles, que viveu por três meses. Os arqueólogos encontraram o túmulo onde os gêmeos foram descobertos em 2005.

Concluindo

Todos os recordes mencionados acima tornaram 2020 um pouco mais interessante e essas foram apenas uma parte da longa lista que fez história neste ano tão específico. Depois de ler e conhecer cada um deles, todos fazem você ver o lado positivo das coisas quando tudo parece correr de outra forma. E aí, qual desses mais lhe impressionou?