Aleatórios

O que sabemos sobre a vida após a morte no hinduísmo

Diz-se que os livros sagrados do hinduísmo contém percepções intelectualistas da vida após a morte. Livros sagrados hindus, como Garuda Purana, especificam de forma complexa a reencarnação da alma e o constante ciclo de nascimento e morte. Enquanto alguns hindus acreditam na mudança imediata da alma para outro corpo, outros acreditam que ela paga por seus atos, o que inicia esse processo. Mas exatamente até onde a verdade chega é inexplicável até que você mesmo leia esses livros. Em seguida temos uma lista do que aprendemos conforme tínhamos a experiência de lê-los. Ficou curioso? Então venha dar uma olhadinha no que separamos para você!

Garuda Purana – Lord-Vishnu – Imagem: aftervoice.com

O corpo é mortal e a alma é eterna

Os hindus acreditam que o corpo é material enquanto a alma é eterna, isso significa que o corpo morre, mas a alma vive. Neste ciclo constante de nascimento e renascimento, a alma desempenha o papel dominante. É por isso que todo mundo contém uma alma (Aatman), que quando reside no corpo, a pessoa vive. No entanto, quando a alma deixa o corpo, o corpo decai e a alma renasce novamente. Este ciclo é interminável. Atualmente, a maioria das pessoas pensam que a alma renasce imediatamente, porém muitos dos livros sagrados dizem o contrário. Acredita-se que a alma passa por vários processos antes de renascer em uma forma diferente.

Yama – Unknow artist/public domain

Viagem da alma na vida após a morte

Assim que a alma deixa o corpo, o Deus da Morte (Yama) vem para levar a alma com ele. Depois de realizar uma verificação de identidade na alma, Yama a devolve ao local do corpo morto, onde o espera na porta. É neste momento que o corpo pode ver seu funeral e seus familiares lamentando por ele, diz-se que a alma se sente em paz quando vê isso. Por esta razão, os rituais de cremação precisam ser realizados durante esse período para que a alma não volte a entrar no corpo.

No 10º dia do falecimento, o Karta (chefe enlutado) e o padre (Sraddha) realizam os rituais necessários para ajudar a alma a renascer, uma vala é cavada no rio sagrado para tornar isso possível. Este também é o dia em que a alma digere e come alimentos para praticar sua nova reencarnação sem nenhum problema. Uma vez que todos os rituais são executados corretamente, a alma deixa o mundo mortal para uma nova jornada.

Depois de quase um ano inteiro, Yama fará o julgamento final de onde a alma pertence, se é colocada no céu (Swarg) ou no Inferno (nark) com base em suas ações (Karma) no mundo mortal. Acredita-se também que tanto o céu quanto o inferno são lugares totalmente diferentes para a alma experimentar. Aqueles que realizam boas ações serão saudados por Deus e irão experimentar a vida após a morte da forma mais pacífica. No entanto, aqueles com más ações que vão para o Inferno são torturados terrivelmente até que recebam punição suficiente por seus erros. Depois disso, a alma é reencarnada em qualquer forma mortal com base em seus atos.

Brahma, o Criador – Gabriel Perez / Getty Images

Os hindus pertencem ao Deus supremo, Brahma

Os hindus acreditam que todas as almas deste planeta nascem do supremo Brahma. Ele é a consciência suprema de onde cada alma chega à Terra. Assim, quando as almas têm que retornar, todas elas partem para dentro de Brahma, sendo este o momento em que retornam à paz para a eternidade.

Acredita-se também que a alma não pode se libertar deste ciclo de nascimento e morte (sofrimento) até que alcance a Salvação (Moksha) durante seus anos de vida. A alma pode fazer isso adquirindo uma sensação de estagnação e aprendendo a controlar nossas emoções, desejos e ações, significando também a estagnação na mente, coração e órgãos sensoriais. Os quatro caminhos do Yoga (Jnanas, Bhakti, Karma, Raja) são as principais formas de atingir esse objetivo. Assim, quando a alma pode atingir a Moksha, ela se alinha com o Deus supremo e se liberta dos sofrimentos mundanos para sempre. As pessoas também podem cantar ‘Shivaya Namaha’ para alcançar a Moksha mais rápido. A devoção constante a Deus, tratar as pessoas com bondade, evitar o mal e fazer caridade também são algumas das melhores maneiras de alcançar a salvação a tempo.

Concluindo

Os hindus continuam a acreditar em diversas teorias sobre a vida após a morte. Mas os fatos que listamos acima são inteiramente baseados em livros sagrados hindus que dizem ser o mensageiro final de Deus. Fascinante, não é mesmo?