Lugares & Destinos

O oceano Ártico e suas curiosidades

Apesar de ser o menor oceano da Terra, abrangendo apenas 8% da superfície do planeta, o oceano Ártico tem um impacto significativo no clima global e nos padrões meteorológicos. Sendo também um dos mais jovens, ele desempenha um papel importante na regulação da atmosfera do nosso planeta. Infelizmente, muitos equívocos estão envolvendo este oceano e precisam ser esclarecidos imediatamente. Neste artigo, trouxemos alguns fatos inéditos sobre este oceano extraordinário. Ficou curioso? Então aproveite a leitura com a gente!

Todo o Ártico está coberto de neve?

Não, o Ártico não está totalmente coberto de neve e não recebe muita precipitação, apenas uma média de cerca de 40 centímetros por ano! Essa baixa quantidade de chuva torna difícil para as plantas e animais sobreviverem por lá sem derreter o gelo ou o permafrost (o solo permanentemente congelado). Devido às temperaturas frias, a maior parte da vida marinha não consegue viver nessas condições porque não tem força para impedir que seus fluidos corporais congelem.

No entanto, aquelas criaturas de sangue frio como répteis ainda podem prosperar neste lugar, já que sua temperatura interna permanece relativamente consistente, independentemente de fatores externos. Sabe aquela camada superior que vemos na terra? Pois então, ela consiste principalmente de plantas, como musgos e líquens, que realizam a fotossíntese usando a luz solar, quando aparece durante os meses de verão.

Quantos países o Ártico cobre?

O oceano Ártico cobre as faixas costeiras de oito países e tem 14,05 milhões de quilômetros quadrados. No Canadá são 449 mil quilômetros quadrados, na Rússia são 11 milhões, na Islândia são 102 mil e na Noruega, 147 mil quilômetros quadrados. Isso faz dele cerca de um quinto do tamanho da Antártica. Apenas duas das oito nações com faixas costeiras neste oceano não são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): Rússia e Noruega.

Isso ocorre porque a Noruega opta por permanecer fora da maioria das organizações internacionais, enquanto a Rússia tem uma política de exclusão que impede o pertencimento de qualquer outro país. Você sabia que estimam que pelo menos 15% das reservas mundiais desconhecidas de petróleo e 30% do gás natural estão em depósitos submarinos ao norte do Círculo Polar Ártico? Que tesouro, né.

Países como Canadá, Dinamarca (Ilhas Faroé), Islândia, Finlândia (Ilhas Åland) e Suécia têm competido pelo controle desses recursos desde que seu valor econômico potencial foi atingido durante a Segunda Guerra Mundial. Um tanto quanto espertos, não acha?

Quem tem este oceano como lar?

Este é o lar de uma grande variedade de formas de vida, incluindo ursos polares, narvais, baleias beluga e morsas. Além disso, faixas de terra da América do Norte cercam o oceano Ártico e suas partes de todos os lados, exceto um: o Estreito de Bering, entre a Rússia e o Alasca.

Concluindo

O oceano Ártico é um dos corpos de água mais fascinantes e desconhecidos do nosso planeta. Neste artigo conseguimos lhe mostrar algumas curiosidades inéditas sobre este mar único. E então, quando você vai conhecer o menor dos oceanos, hein?