Aleatórios

Hastes de algodão – por que você não deve limpar seu ouvido com elas?

ouvido entupido

Muitas vezes dá vontade de limpar os ouvidos com aquelas hastes de algodão, os famosos cotonetes, não é mesmo? Mas você já notou que isso nunca funciona? Em vez de remover a cera do ouvido, elas as empurram ainda mais para o nosso canal auditivo e ficamos com aquela sensação de ouvido entupido. Como resultado, problemas de audição, dor de ouvido excessiva e irritação no ouvido constante acabam se tornando comuns. Mas a verdade é que elas podem ser ainda mais prejudiciais do que isso.

Cerca de 3 em cada 10 adultos podem ter muitos problemas com cera no ouvido. No entanto, o uso das hastes de algodão pode piorá-los, causando sintomas até mortais. Vamos dar uma olhadinha neles!

Riscos para a saúde do ouvido ao usar hastes flexíveis de algodão

Ferimento grave

As hastes de algodão podem empurrar ainda mais a cera no canal auditivo e, quando feito com força, pode causar lesões graves no ouvido. Como resultado, você pode enfrentar problemas de audição e irritação terríveis. Atualmente, esses problemas são mais comuns entre as crianças, pois elas podem usar as hastes de algodão com mais intensidade para retirar a cera. Determinadas fontes também descobriram que cerca de 73% das lesões no ouvido ocorreram devido à sua limpeza. É por isso que há uma necessidade severa de ter mais cuidado ao fazer isso.

Problemas de audição

Muitas vezes sentimos que tem aquela cerinha no ouvido e que ela deve ser removida o mais cedo possível. Embora você possa estar certo sobre a primeira afirmação na frase, ela não precisa ser removida, não. Isso ocorre porque a cera é saudável para o ouvido, pois o mantém longe de germes e outras infecções, atuando assim como um escudo protetor. Porém, quando você usa hastes de algodão para removê-la, pode enfrentar esses problemas de doença no aparelho auditivo. Como resultado, você pode acabar ficando surdo e aquela sensação de ouvido entupido é bem mais séria do que se imaginava.

Infecções

Já mencionamos aqui como a limpeza de toda a cera do canal auditivo pode causar o desenvolvimento de infecções graves nessas áreas. É por isso que você deve evitar o uso das hastes de algodão. Permita que a cera acumule. Ah, e se você está preocupado com o desenvolvimento de  irritação e falta de higiene excessiva, não entre em pânico. Ela sairá sozinha quando os pelos da orelha começarem a crescer. Sim, é um processo natural! Além disso, quanto mais limpezas de ouvido fizer, maior a probabilidade de desenvolver infecções. Então, tenha sempre isso em mente!

Zumbido

Quando você usa muito as hastes de algodão, também é provável que desenvolva um zumbido no ouvido, um problema que pode irritar seus ouvidos constantemente. Sons de assobios e, os famosos “bzzz” são os tipos mais comuns desse problema. Se isso se prolongar em seus ouvidos, condições com risco de vida, como tumores cerebrais, alterações hormonais em mulheres e sinusites também podem se desenvolver. É por isso que você deve procurar orientação médica assim que começar a notar esse problema. Não deixe passar muito tempo, pois tudo pode piorar!

Dor e coceira constantes

Como dito anteriormente, essas hastes de algodão empurram ainda mais a cera podendo deixar o ouvido entupido e, por conta disso, você pode começar a sentir dores constantes, além de, eventualmente, também poder sentir uma coceira mais do que o normal nessa região. Esses são alguns dos principais problemas que você notará quando começar a usar as hastes de algodão regularmente. É por conta disso que os médicos sugerem que é melhor deixar a cera do ouvido sair por conta própria. Parece meio nojento até, mas dessa forma, os nossos ouvidos estarão sãos e salvos!

Como limpar corretamente os ouvidos?

Você não precisa fazer de tudo para limpar seus ouvidos. Já falamos que permitir que a cera saia naturalmente do ouvido é a melhor maneira de mantê-los limpos. No entanto, se você sentir vontade de limpar, pode girar a haste de algodão suavemente nos ouvidos, mas sem essa de empurrar elas ouvido adentro, pois isso dificilmente funcionará. Mover levemente a haste pelo ouvido fará com que um pouco de cera grude nela, assim, você pode retirar a cerinha sem qualquer inconveniente. No entanto, nada de usar objetos pontiagudos para fazer isso. Essas coisas podem prejudicar gravemente seus ouvidos permanentemente, além de causar sangramento. 

Concluindo

Esses foram alguns dos problemas comuns que alguém pode começar a enfrentar ao usar hastes flexíveis de algodão para limpar os ouvidos. Portanto, evite fazer isso o máximo que puder, para o seu bem.
Gostou do artigo? Confira outros tão interessantes quanto este ou até mais!
E você tem algum comentário? Conte pra gente no campo abaixo.