Mundo Natural

Conheça 12 incríveis criaturas oceânicas que irão te fascinar 

O oceano é um belo lugar do qual muitas pessoas o procuram para fugir do estresse que a vida traz. Porém, este também pode ser um lugar aterrorizante, cheio de criaturas diferentes que farão você ter até um medinho de entrar na água de novo! Neste artigo iremos mostrar 12 animais oceânicos que ao mesmo tempo em que são singulares, são assustadores também. Quer saber quais são? Então vamos lá!

1 – Peixe-leão

Esta é uma espécie de peixe marinho tropical encontrado nos oceanos Índico e Pacífico. Predadores, eles se alimentam de peixes menores e invertebrados, como ouriços-do-mar, caranguejos, moluscos e outros crustáceos. Os espinhos venenosos envolta do corpo do peixe-leão podem causar uma reação alérgica extrema e dolorosa em humanos que entram em contato com eles, levando a dificuldades respiratórias e até a morte.

2 – Serpente marinha

As serpentes marinhas são criaturas venenosas que vivem principalmente em águas oceânicas quentes em todo o mundo. Eles podem atingir até 3 metros de comprimento, tornando-se assim algumas das espécies de serpentes mais longas da Terra. Existem dois tipos delas, o pelágico de movimento rápido e o bentônico de movimento mais lento.

3 – Caravela-portuguesa

Com certeza você já se deparou com esta criaturinha aqui. Esta é uma espécie de água-viva encontrada em águas tropicais e subtropicais em todo o mundo. Não é um animal em si, mais especificamente, é uma colônia de quatro tipos de pólipos que atuam juntos. Elas são geralmente encontradas em águas rasas, com o corpo em forma de sino flutuando pela superfície e alimentando os tentáculos pendurados ao capturar as presas.

4 – Tubarão branco

O assustador tubarão branco é o maior peixe predador da Terra. Sabia que ele pode atingir até 6 metros de comprimento e pesar mais de 2.000 quilos? Esta criatura é encontrada em todo o mundo, desde águas costeiras perto de climas temperados até as águas frias de regiões polares. Esses animais gigantes passam a maior parte do tempo nadando perto da costa na superfície das águas, apenas com as barbatanas à mostra. Só de ler a gente já lembra daquela música clássica, né?

5 – Baiacu

O baiacu é um molusco bivalve marinho que pode ser encontrado em águas tropicais ao redor da Ásia e da África. Seu mecanismo de defesa é interessante: quando ameaçado, ele inala ar para fazer seu corpo inchar e ficar várias vezes maior do que seu tamanho original. Peixinho esperto!

6 – Cavalo-marinho

Os cavalos-marinhos são um tipo de peixe que vive no oceano e está intimamente relacionado com os dragões-marinhos. A maneira que encontram comida é um tanto quanto incomum, eles comem sugando a água em suas bocas e cuspindo-a, usando saliências espinhosas em sua cabeça chamadas “palpos labiais” como filtros, de modo que apenas pequenas coisas como o plâncton passem por ali.

7 – Crocodilo-de-água-salgada

Os crocodilos são répteis que vivem em rios, lagos e estuários ao redor de todo o mundo. Eles podem crescer até 6 metros de comprimento e pesar até 1 tonelada. O crocodilo-de-água-salgada é encontrado principalmente na costa norte da Austrália. Sorte, hein!

8 – Anêmona-do-mar

Estas criaturinhas são invertebrados que vivem principalmente nas águas rasas ao redor do globo. Elas estão relacionadas com as águas-vivas, mas diferem por terem uma boca e tentáculos na parte de cima, enquanto as águas-vivas, os têm na parte inferior.

9 – Peixe-pedra

O peixe-pedra é encontrado em todas as regiões tropicais da Ásia e da Austrália, podendo ser reconhecido pela sua cor castanha ou oliva com manchas brancas à sua volta e pelos seus espinhos que podem estar associados a um ferrão.

10 – Ostraceiro

O ostraceiro é uma ave pernalta encontrada principalmente na região do Pacífico, mas também na Europa e na África. Eles são reconhecíveis pelas penas pretas, brancas e cinzas na cabeça, pescoço e peito. Uma beleza exótica mesmo!

11 – Lacraias-do-mar

Esta espécie de crustáceo é encontrada em regiões costeiras pelo mundo afora. As lacraias-do-mar, também conhecidas por camarão mantis, têm garras poderosas que podem ser usadas para matar as presas batendo-as contra rochas até que seu crânio se abra, e também as usam para se defender quando se sentem ameaçadas. Eita!

12 – Pepino-do-mar

Estes são invertebrados marinhos da classe Holothuroidea, encontrados nas águas rasas das regiões tropicais espalhadas por aí. Eles podem ser reconhecidos por sua forma de pepino com muitos pezinhos tubulares ao redor de seu corpo para ajudá-los a se mover no fundo do oceano.

Concluindo

O oceano é mesmo gigante e por lá existem muitas criaturas assustadoras, por isso é vital estar ciente dos perigos em potencial que podemos encontrar nessa imensidão azul, a fim de nos proteger. Há várias maneiras excelentes de fazer isso, entre elas estão pesquisar como esses animais são ou fazer um curso de mergulho com um instrutor que fez uma extensa pesquisa sobre a vida aquática do local. Caso você vá atrás dessa experiência, não se esqueça de respeitar cada ambiente e os seus moradores, tenha em mente que o bom senso deve lhe acompanhar. Mantenha os olhos bem abertos e boa sorte!