Se existe algo mais estranho do que o universo, são os objetos encontrados nele. Tudo o que você sabe sobre isso é apenas uma pequena parte do todo. Você se surpreenderá ao saber que existem muitos objetos e fenômenos por aí que ainda não foram explorados, mas que os cientistas estão estudando vários aspectos dos quais não temos nenhum conhecimento. Bateu a curiosidade?

Neste artigo, listamos abaixo alguns dos objetos mais estranhos que foram encontrados no universo. Então, sem mais delongas, vamos dar uma olhadinha?

1 – Nebulosa do Retângulo Vermelho

Esta nebulosa tem uma forma geométrica única, que a torna uma das coisas mais estranhas lá de cima. Ela foi encontrada na constelação Monoceros e está a 2.300 anos-luz da Terra. Duas estrelas estão no centro da nebulosa e quando elas atingem o anel de poeira ao redor delas, cones brilhantes de poeira começam a aparecer. É aí que ela assume a forma de um quadrado. Essa nebulosa apresenta um fenômeno incomum denominado “the extended red emission” (a emissão vermelha estendida) fazendo sua poeira brilhar em vermelho. Fantástica!

2 – Pasta nuclear

Sim, isto mesmo, há uma pasta nuclear no espaço! É criada a partir dos restos de uma estrela morta. Lá, os nêutrons e prótons estão sujeitos a uma intensa pressão gravitacional que os espreme e aí onde eles se torcem e assumem uma forma como de uma massa linguine. Esse material é bastante forte e só irá se quebrar se você aplicar a mesma força que usaria para repartir um aço. Que força hein!

3 – Radiação cósmica de fundo em microondas

Não é nada além da radiação que o renomado Big Bang deixou para trás. Esse resíduo primordial também é conhecido como RCFM. Foi notado pela primeira vez por volta dos anos 1960 como um ruído semelhante ao de um rádio vindo de todos os lugares. Isso serviu como uma das evidências mais cruciais que apoiam a teoria do Big Bang. De acordo com os estudos, a RCFM tem uma temperatura de -270,6 °C.

4 – Neutrinos

O nome soa bem chique né? Bem, estas são partículas elementares que são desprovidas de massa e são eletricamente neutras. Elas podem passar pelo chumbo sem ser prejudicadas. Partículas como essas, são criadas a partir de explosões de supernovas e fogos internos de estrelas saudáveis e em chamas. Os cientistas estão conduzindo estudos para saber mais sobre elas e implantaram detectores acima e abaixo do mar para detectá-las.

5 – Objeto de Hoag

O Objeto de Hoag desafia todas as percepções que os cientistas reuniram sobre as galáxias. Algumas são espirais e planas como as da Via Láctea, enquanto outros tipos são elípticas. No entanto, o Objeto de Hoag não se encaixa em nenhuma dessas duas categorias. Ele possui estrelas jovens formando o anel externo, um núcleo amarelo, mas nada entre eles. Segundo uma teoria, outra galáxia bem menor passou através dela, deixando para trás essa estrutura. 

6 – Ondas gravitacionais

Este é um conceito que parece ter sido citado em algum filme de Christopher Nolan. Ok, brincadeiras à parte, estas são muito reais e estão ligadas à teoria da relatividade geral, proposta por Albert Einstein. Essas ondas são interrupções no tecido espaço-tempo, segundo Einstein. Embora as ondas gravitacionais se movam na velocidade da luz, elas são bem fracas. Na opinião dos cientistas, estas ondas podem apenas ser detectadas durante algum evento cósmico, com isso, os detectores chamados de LISA e LIGO foram adotados para detectá-las.

7 – A lua da lua

Duais é melhor do que uma, certo? De acordo com cálculos e especulações recentes, há chances de a lua ter a sua lua. Não está muito longe o dia em que os astrônomos poderão descobrir esses exemplos. Os internautas americanos ficaram de queixo caído com esse fato e deram ideias de alguns nomes interessantes como “submoon”, “grandmoons”, “moonitos”, “moooons”, “moonettes”, e o melhor de todos “moonmoon”. Quais desses nomes você gostou mais?

8 – Exoplanetas

Você sabia que os astrônomos estão sendo capazes de identificar planetas que não pertencem ao nosso sistema solar? Sim, é verdade! Eles tiveram bastante sucesso em encontrar mais de 500 exoplanetas que pertencem a uma vasta gama. Alguns deles são mundos gigantes gasosos, enquanto outros são menores do que estrelas, entre muitos outros tipos. Com tantas descobertas, os cientistas, há muito tempo, começaram a procurar por um planeta que possa ser apelidado de segunda Terra. Os astrônomos acreditam que com tecnologias mais avançadas, este dia ficará cada vez mais próximo.

Concluindo

Temos certeza de que as coisas estranhas mencionadas acima, lhe impressionaram e aguçou a curiosidade que existe dentro de você. Desejamos sucesso na sua jornada para conhecê-los ainda melhor. E aí, qual objeto você irá explorar?