Aleatórios

As 10 plantas mais mortais do mundo

Carl Liche, um explorador alemão, mencionou em seu artigo, lá em 1878 que, ao explorar a região de Madagascar, viu uma mulher do grupo de tribos Mkodo bebendo néctar de uma árvore de abacaxi com uma aparência um tanto quanto estranha. E sentindo a presença da mulher ao seu redor, a árvore envolveu seus galhos em volta dela e a comeu. Mesmo que tais plantas não existam no mundo atual, há sim muitas plantas venenosas hoje em dia. Abaixo elaboramos uma lista com as 10 plantas mais perigosas do mundo. Vamos dar uma olhadinha?

1 – Oleandro/espirradeira (Nerium Oleander)

A planta é considerada uma das mais mortais do mundo porque possui toxinas em todas as suas partes. Oleandrina e neriantina são duas das toxinas mais venenosas presentes na planta. As toxinas da espirradeira são tão mortais que, se os seres humanos comerem o mel feito pelas abelhas que digeriram o néctar de dela, podem ser envenenados. O consumo das folhas do oleandro também já causou a morte de seres humanos.

2 – Cicuta

Esta planta é encontrada principalmente em áreas pantanosas da América do Norte e possui uma toxina mortal em suas raízes brancas, que muitas vezes são confundidas com pastinacas. A toxina presente na raiz da planta é conhecida como Cicutoxina. Ela causa náuseas, vômitos e torções dolorosas em seres humanos. Se um indivíduo sobrevive a esta experiência de envenenamento, irá sofrer de problemas de saúde crônicos, como amnésia por exemplo. Esta planta também já envenenou até animais. Os gados que pastam costumam comer as raízes das plantas enquanto se alimentam durante a primavera, pois o solo é macio. Como resultado, eles acabam ingerindo tanto as raízes quanto a folhagem da Cicuta. Coitadinhos!

3 – Ervilha-do-rosário (Abrus Precatorius)

A Ervilha-do-rosário possui sementes vermelhas e pretas que são frequentemente utilizadas na fabricação de joias importantes e são amplamente conhecidas em inglês como “Rosary Prayer Beads” (tipo Contas de Oração do Rosário). Essas sementes vermelhas e pretas contêm o veneno chamado Abrin. No entanto, o estado é considerado totalmente seguro até que seu revestimento seja eliminado. Esta planta é uma trepadeira e pode afetar uma região inteira se não for controlada. Cerca de 2,5 miligramas do veneno abrin presente na ervilha-do-rosário podem matar um ser humano, e esta planta contém mais do que o limite mencionado. Os sintomas de inalação e envenenamento são febre, dificuldade em respirar e náusea.

4 – Beladona (Atropa Belladonna)

Esta planta é encontrada crescendo apenas nas regiões selvagens da terra e não é cultivada. Ao contrário das plantas mencionadas anteriormente, a Atropa Belladonna é considerada totalmente segura para os animais, mas altamente mortal para os seres humanos. Ela afeta o sistema nervoso, resultando em paralisia muscular do sistema nervoso visceral. Os sintomas ao ser afetado pelo veneno da beladonna são visão turva, pupilas dilatadas, dor de cabeça, sensibilidade à confusão leve etc. Ao passo que consumir 2 delas pode matar uma criança, consumir de 10 a 20, é capaz de matar um adulto.

5 – Mamona (Ricinus communis)

Esta planta foi encontrada pela primeira vez na África e agora está disponível em todo o mundo. Ela contém a toxina venenosa conhecida como ricina, presente em grande concentração no revestimento da semente da planta. Ser envenenado pela semente da mamona pode causar vômitos, cólicas abdominais, náuseas, insuficiência renal e hemorragia interna.

6 – Teixo (Taxus Baccata)

Estas são árvores de 22 metros de altura cujas partes são venenosas, exceto sua casca. Se um indivíduo consumir tanto a semente quanto as folhas da árvore, terá que lidar com boca seca, tontura, batimentos cardíacos irregulares e dilatação da pupila.

7 – Ageratina Altissima

Acredita-se que o veneno desta árvore tenha causado a morte da mãe de Abraham Lincoln e seus sintomas em humanos sejam perda de apetite, dores, mau hálito, rigidez muscular, prisão de ventre e vômitos. Também, ela causa envenenamento em animais.

8 – Acônito (Aconitum)

A planta é linda de se olhar e, como resultado, os mochileiros ou jardineiros costumam confundir suas raízes com raízes de rabanete japonês. Um simples toque nesta planta pode causar dormência, doenças cardíacas e formigamento. Se consumido, pode causar vômito, sensação de queimação na boca, aumento da salivação, alterações na pressão arterial, diarreia e morte.

9 – Estramônio (Datura Stramonium)

Acredita-se que esta planta tenha propriedades medicinais, como atuar como analgésico durante a consolidação óssea para cirurgias e ajuda na redução dos sintomas da asma. Porém, uma dose um pouco maior dos mesmos alcaloides com propriedades medicinais pode levar à hospitalização e até à morte.

10 – Mancenilheira (Hippomane Mancinella)

Encontrada em toda a América Central, Caribe, Flórida, e no Parque nacional Everglades, a seiva presente no galho desta planta pode causar irritação na pele, perda de voz, tosse etc. O consumo dessas frutas semelhantes à maçã pode causar inchaço na garganta, problemas gastrointestinais, feridas na boca etc.

Então, muito cuidado com essas plantinhas danadas caso se depare com alguma delas por aí, hein!