Os polvos são criaturas subaquáticas fascinantes. Esses monstros são muito fofos quando você os observa flutuando nas águas. Embora, de início, possam assustar você, o fato de serem tão interessantes fará com que você leia mais sobre eles. Estes cefalópodes inteligentes se escondem nos cantos mais escuros do oceano, mas eles possuem características incríveis que irão lhe deixar de queixo caído sem demora. Vamos lá?
1 – O sangue deles é azul
Devido às baixas temperaturas da água e problemas de sobrevivência, os polvos desenvolveram o sangue de cobre que torna seu sangue azul. É isso que os ajuda a sobreviver adequadamente debaixo d’água, porém, o sangue azul também resulta em sua sensibilidade à acidez. No entanto, os inimigos dessas criaturas são as mudanças climáticas frequentes que tornam ainda mais difícil o desenvolvimento desse sangue e o progresso deles sem nenhum obstáculo debaixo d’água.
2 – Eles não têm um, mas três corações
Ao contrário dos humanos, os polvos possuem três corações diferentes que fornecem outras funções para sua sobrevivência debaixo d’água. Dois de seus corações são responsáveis pelo movimento do sangue, e o terceiro ajuda na circulação que flui para os órgãos. O mais surpreendente é que seus corações param de bater quando eles começam a nadar. É por isso que eles ficam cansados bem rápido. Imagina o quão difícil deve ser para eles, não é mesmo?
3 – Eles são criaturas históricas
Se você pensou que os polvos surgiram este ano ou talvez dez anos atrás, sinto dizer, mas você se enganou. Para o seu espanto, eles já existiam desde antes dos dinossauros. Sim, essas criaturas assustadoras surgiram no mundo muito antes do nosso tataravô sequer estar nos planos de sua mãe. Fascinante, né? Os pesquisadores provam que um dos fósseis de polvo que pertence ao período Carbonífero é de 296 milhões de anos atrás. Você tem noção disso?
4 – Seus braços também têm um cérebro
Ao invés de tê-los na cabeça, muitos polvos têm seus cérebros nos braços. É por isso que podem sentir dor e eles até mesmo se agitam quando sofrem uma lesão. Seus braços também têm suas estratégias de como comer moluscos e outras criaturas marinhas deliciosas que eles podem adorar.
5 – Eles podem ser perigosos
Os polvos geralmente são criaturas mortais. Um dos mais mortíferos é o polvo-de-anéis-azuis que você pode encontrar na Austrália. Mesmo medindo apenas de 12 a 20 centímetros, estas são as criaturas mais malignas do mundo. Eles podem matar 26 humanos adultos de uma vez, tornando-se perigosíssimos para os humanos num instante.
6 – As fêmeas podem colocar entre 20.000 e 100.000 ovos
Sim, não estamos de brincadeira não! As fêmeas como as do polvo-gigante-do-Pacífico podem botar de 20.000 a 100.000 ovos por vez. Então, se você já imagina o mundo lotado de polvos, com certeza não é a única pessoa a pensar assim. No entanto, a melhor parte é que essas fêmeas são muito protetoras com seus ovinhos. Como resultado, elas dedicam sua vida inteira para protegê-los quando eles são postos. Normalmente, os ovos levam cinco meses para eclodir, após os quais a mamãe polvo dedica sua energia para proteger os bebês e ajudá-los a se desenvolver adequadamente.
7 – Eles podem construir cidades subaquáticas
Portanto, a arquitetura humana não é a única possível no mundo. Fontes afirmam que até mesmo os polvos podem construir uma cidade subaquática inteira para eles. Certa vez, os cientistas descobriram que 15 polvos que moravam juntos, se comunicavam de maneira estranha e exibiam comportamentos sociais complexos. Uau, imagina o tamanho do lugar! Mais tarde, foi considerado que eles estavam construindo sua cidade, intitulada Octopolis. Agora sim, realmente nos impressionamos com essas criaturas distintas, não é mesmo?
8 – Seus membros podem crescer novamente
Entre todas as outras curiosidades impressionantes sobre os polvos, esta é a melhor. Fontes descobriram que os polvos podem fazer crescer seus membros novamente, então, se eles perderem um braço, isso não será um problema. Eles têm uma capacidade de regeneração excelente que os ajuda a fazer isso acontecer sem muito esforço. Fantástico!
9 – Eles não são bobos
Embora os polvos tenham sido considerados estúpidos, isso não é verdade. Essas criaturas inteligentes também podem usar ferramentas com seus braços. Fontes observaram muitos deles juntando cascas de coco em seus tentáculos. Espertos, né?
Concluindo
Com seus oito tentáculos e um imenso conjunto de outras características impressionantes, os polvos são um dos animais subaquáticos mais fantásticos que existem, não é mesmo?