Os morcegos são aqueles mamíferos fofinhos e peludos que vivem em cavernas e florestas ao redor do mundo, onde podem evitar predadores como pássaros ou cobras, e que à noite saem para comer aqueles insetinhos que ajudam a polinizar as plantas para nós! Podendo ser encontrados em todos os continentes, exceto na gelada Antártica, os morcegos possuem uma envergadura de até 1,80 metros, e podem atingir velocidades de até 96 km por hora!
Talvez você não saiba, mas o morcego é um dos animais mais inteligentes que existem. Eles podem usar a ecolocalização para encontrar comida e até mesmo entender como os humanos se sentem com seu sentido aguçado. Além de inteligentes, eles são um dos animais que tem mais diversidade também, com mais de 1.200 espécies, alguns deles podem até pairar! Neste artigo iremos mostrar 8 curiosidades fascinantes sobre esse animal incrível que talvez você nem faça ideia.
Vamos dar uma olhadinha?
1 – Expectativa de vida de mais de 30 anos
Como espécie, os morcegos podem viver até 30 anos, e algumas delas, como o morcego-dourado-filipino, podem ter uma expectativa de vida ainda mais longa, de quase 40 anos. O tempo de vida desse animal depende de sua espécie, sabe-se que alguns deles vivem até 40 anos em cativeiro, dependendo de onde vivem também.
2 – Velocidade do voo pode chegar a 96 km por hora
Um morcego pode voar a velocidades de até 96 km por hora e pode entrar em espaços apertadinhos onde outras aves não conseguem, e é dessa maneira que eles pegam os insetos para o seu jantar! Dependendo da espécie, os morcegos têm uma envergadura que varia de 15 centímetros a mais de 1,50 metros.
3 – Mais da metade das suas espécies nos EUA estão ameaçadas de extinção
Os morcegos estão enfrentando dificuldades e, das 1.200 espécies existentes, cerca de 500 estão em perigo. A Lei das Espécies Ameaçadas (The Endangered Species Act) protege os morcegos de qualquer dano causado a seus habitats ou ao número de sua população, porém, algumas atividades humanas, como a extração de madeira, destruindo árvores causando a diminuição dos insetos para os morcegos, são responsáveis pela escassez de seus alimentos. Assim como a poluição, que também está se tornando um problema crescente com produtos químicos e pesticidas, matando as fontes de alimento desses animais.
4 – Eles podem facilmente encontrar sua comida no escuro
Os morcegos são criaturas noturnas, o que significa que eles saem para caçar por comida à noite. Suas ondas sonoras permitem que eles vejam seu mundo de forma diferente porque elas rebatem objetos e dão ao morcego informações sobre onde tudo está localizado ao seu redor. Esse sentido que eles possuem permite que encontrem todos os tipos de presas, incluindo insetos, peixes ou até pequenos mamíferos!
5 – Seu excremento, conhecido como guano, é um dos fertilizantes mais ricos do mundo
Se você vir uma caverna cheia de fezes de morcego, significa que eles estão vivendo por lá. Esses depósitos de guano também servem como principal fonte de alimento para outros animais, como formigas e besouros. No entanto, isso pode ser perigoso se não for cuidado adequadamente, pois este fertilizante atrai esporos fúngicos que causam o crescimento de doenças!
6 – Alguns desses animais hibernam em cavernas durante o inverno
Os morcegos podem sobreviver ao inverno hibernando em cavernas. Eles podem entrar nas profundezas dessas estruturas naturais e ficar lá por meses seguidos, mesmo que sejam conhecidos por acordar durante os períodos em que está calor do lado de fora. Para hibernar e se manter aquecido, os morcegos dependem muito de sua gordura armazenada.
7 – A Bracken Cave no Texas é o lar da maior colônia de morcegos do mundo
A Bracken Cave é o lar da maior colônia de morcegos do mundo! Esta caverna suporta mais de 20 milhões de morcegos, e por serem tão numerosos, estima-se que, todos esses animais juntos, pesariam mais de 500 quilos!
8 – A raposa-voadora é o maior morcego do mundo que vive nas ilhas do sul do Pacífico
As raposas-voadoras são as maiores espécies de morcegos do mundo e vivem em abundância na Austrália e nas ilhas do sul do Pacífico. Eles têm uma envergadura média de quase 1,50 metros, sendo maior do que muitos pássaros! A raposa-voadora se alimenta principalmente de néctar e frutas, mas se necessário ele irá comer insetos. Muitos tipos diferentes de animais encontrados em árvores são graças a esta criatura fenomenal.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender um pouquinho mais como essas fascinantes e incompreendidas criaturas da noite são. Mas e então, qual curiosidade mais chamou sua atenção?